Existe um número grande de diferentes cremes dentais disponíveis no mercado e cada creme dental possui sua composição específica, bem como sua indicação. Os cremes dentais mais comuns costumam atender a grande parcela da população, mas cada indivíduo, de acordo com sua saúde bucal e geral, possui a melhor indicação de cremes dentais específicos.
Os principais compostos que estão no tubo são os abrasivos, flavorizantes, espessantes, edulcorante, tensoativos, conservantes, umectantes e agentes terapêuticos. Para diferenciar seus produtos, as marcas comerciais adicionam diferentes substâncias abrasivas em quantidades também variadas, para que o creme possa ter capacidade de polimento e remoção de manchas e placas, no entanto, quanto mais abrasivo o creme dental, maior a sua capacidade de remover as camadas mais superficiais, que colaboram para um quadro de hipersensibilidade. Os tensoativos, que funcionam como detergentes, são responsáveis pela formação de espuma, facilitando a limpeza. Mas esse composto também pode possivelmente ter papel na descamação da mucosa, sendo assim contra-indicado o uso de cremes dentais com detergente mais agressivos na sua composição para pacientes com erosões dolorosas. Outro composto bastante influente para a escolha do creme dental são os agentes terapêuticos, pois são eles que irão garantir a ajuda contra doenças como a cárie, a gengivite, hipersensibilidade e a halitose.
O cirurgião-dentista é capaz de segmentar os grupos de pacientes e fazer a indicação do creme dental adequado para aquele indivíduo. Assim como os cremes dentais que prometem agir melhor em cada tipo de situação, os enxaguantes devem ser usados com racionalidade, prescritos por um profissional responsável.
- Fartura
- Saúde
- Colunas