Capacitação aprimora habilidades de comunicação e atendimento dos servidores da Prefeitura de Itaporanga
Os motoristas da Prefeitura de Itaporanga participaram de uma capacitação sobre atendimento com excelência, promovida pelo Sebrae-SP por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sebrae Aqui.
O curso foi ministrado pela analista de negócios do Sebrae-SP, Ana Carolina Moura, e teve como objetivo aprimorar as habilidades de comunicação, empatia e postura profissional dos servidores que atuam diariamente no transporte de pessoas e no apoio às atividades do poder público municipal.
Durante a capacitação, as pessoas participantes puderam refletir sobre a importância do bom atendimento como parte essencial da imagem da Prefeitura perante a comunidade. Foram abordados temas como inteligência emocional, comunicação assertiva, gentileza no atendimento, gestão de conflitos e o papel do servidor como agente de confiança e acolhimento.
Segundo a analista do Sebrae-SP, Ana Carolina Moura, o curso vai além da condução de veículos, trata-se de conduzir também boas experiências. “O motorista é, muitas vezes, o primeiro contato que o cidadão tem com a administração pública. Por isso, é fundamental que ele esteja preparado para oferecer um atendimento respeitoso, empático e eficiente. Pequenas atitudes, como ouvir com atenção, demonstrar cordialidade e agir com responsabilidade, fazem uma grande diferença na percepção que as pessoas têm do serviço público”, destaca.
A expectativa é que o aprendizado contribua para um atendimento mais acolhedor, ágil e de qualidade para com a população.
“O Sebrae-SP é sempre top, não tenho nem o que falar. Sinceramente, o conteúdo foi bom, mas ficou com gostinho de quero mais. Eu já fiz vários cursos do Sebrae, inclusive sou empreteco, então já conheço a qualidade de perto. E, como sempre, foi tudo organizado. A ministrante explicou tudo de forma clara e didática. A turma curtiu bastante a parte sobre comportamento, para identificar o tipo de perfil de cada um”, conta Carlos Kupper.
- Itaporanga