Você mamãe/papai/cuidador, já se perguntou se a criança que não consome alimentos com açúcar, precisa usar pasta de dente com flúor?
Então vamos lá…
Os açúcares presentes nos alimentos que consumimos no dia a dia são:
1 - Sacarose - açúcar extraído da cana-de-açúcar;
2 - Frutose - açúcar das frutas, mel, néctar;
3 - Lactose - açúcar presente no leite e seus derivados;
4 - Glicose - carboidratos;
Dentre estes, a sacarose é considerada o açúcar mais cariogênico, ou seja, com maior possibilidade de provocar lesão de cárie. Isso acontece por que ele deixa o biofilme (película que se forma sobre os dentes quando nos alimentamos) mais espesso e poroso, facilitando a adesão das bactérias causadoras da doença.
Os outros tipos de açúcares, mesmo não espessando o biofilme, atuam reduzindo o pH da saliva, tornando-a ácida e capaz de tirar minerais do dente (desmineralização). A queda de pH é uma situação comum quando nos alimentamos. Porém, se não revertida, pode provocar também o aparecimento de lesões de cárie.Para equilibrar este processo e retornar ao ph normal (mineralização), é necessária a escovação com creme dental fluoretado. Portanto, usar creme dental fluoretado nas quantidades corretas para cada idade é seguro e eficaz no controle da desmineralização do dente tanto na presença como na ausência do açúcar. E sempre procurar um Odontopediatra para controles periódicos de risco de cárie!