Em decorrência do aumento de casos do novo coronavírus em Sarutaiá, desde o início desta semana diversas ações de combate ao aumento da doença foram planejadas pela administração municipal, com o apoio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a covid-19. No sábado (4) foram realizados teste rápidos na UBS-Rita de Lourdes Rinaldi com os servidores da saúde. Na segunda-feira (6) uma empresa especializada fez a desinfecções nos prédios da UBS, Centro de Saúde e nos veículos que transportam pacientes.
Já na terça-feira (7) foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito Isnar Freschi, onde participaram os representantes da Saúde, Social, Educação, Policia Militar, Conselho Tutelar e da área Administrativa. Objetivo do encontro versou sobre as estratégias que o município iria adotar, tanto com relação ao monitoramento e fiscalização dos espaços públicos, para evitar as aglomerações de pessoas. “Solicitamos o apoio da Policia Militar de Sarutaiá nas ações de fiscalização, porque infelizmente há algumas pessoas que insistem em ficar nos espaços públicos aglomerados e sem máscara, colocando em risco suas vidas e das pessoas próximas”, ressaltou o prefeito Isnar Freschi.
Na quarta-feira (8) foi marcada no período da tarde na UBS, uma palestra com o médico Reinaldo Barcala. Na ocasião ele tirou algumas dúvidas dos servidores da saúde e ressaltou a importância de alguns protocolos, para evitar o contágio com o coronavírus. “Por estar na linha de frente, os agentes comunitários, enfermeiros e a equipe da limpeza precisam seguir a risca as orientações, higienização, utilização correta dos equipamentos de proteção – EPIs, como o uso de máscaras”, explicou o médico.
A diretora da Saúde, Nani Mattos salientou que a municipalidade tem fornecido todos os equipamentos de proteção para os funcionários. “Desde o início da pandemia a Prefeitura Municipal nos deu todo o amparo para que pudéssemos adquirir os equipamentos de proteção, máscaras, aventais, luvas, álcool em gel, enfim tudo o que era necessário para proteger os funcionários. Entretanto, o vírus é invisível e a proteção tem que ser estendida não apenas no ambiente de trabalho, mas fora porque não sabemos quais as pessoas que estão com o coronavírus. Até porque há muitos assintomáticos, como ocorreu com os servidores da saúde que estão afastados e não tiveram sintomas, mas que foi confirmada a covid-19 pelos exames laboratoriais”, argumentou.
Na quinta-feira (9) a equipe da vigilância epidemiológica e sanitária fizeram um arrastão na cidade, principalmente nos estabelecimentos comerciais, aferindo a temperatura das pessoas e fornecendo a máscara aos que estavam sem a proteção. Os proprietários dos estabelecimentos comerciais e empresas também foram orientados a tomarem algumas medidas de proteção. Vale salientar que alguns espaços públicos foram interditados, para evitar que realmente as pessoas fiquem aglomeradas.
O departamento da saúde reforça a importância das pessoas seguirem as recomendações voltadas para o combate do coronavírus, como: Manter o distanciamento social, evitar aglomerações de pessoas, ao sair de casa usar a máscara corretamente para proteger o nariz e a boca, higienização das mãos e ao perceberem algum sintoma que permaneçam em isolamento domiciliar e que comunique o setor de saúde através do telefone 3387-1103. Outra recomendação é que evitem as festas organizadas nas casas nos finais de semana.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Saúde