O desenvolvimento infantil se inicia ainda na gestação com o crescimento físico e amadurecimento neurológico do bebê. Após o nascimento, de 0 à 5 anos de idade a criança se desenvolve de maneira rápida e essa evolução determina o nível qualitativo de suas habilidades futuras.
Embora seja comum ouvirmos a expressão “cada criança tem seu tempo”, é necessário esclarecer que existe certa tolerância dentro de marcos típicos do desenvolvimento para cada idade. Quando se percebe o atraso ou avanço de maneira significativa se faz necessário um olhar atento e avaliativo ao seu nível de desenvolvimento.
Esses marcos levam em consideração o desenvolvimento motor, da linguagem e comunicação, do desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo. Essas quatro áreas são desenvolvidas de forma alinhada, mas, quando por algum motivo uma elas sofre prejuízo, logo, as demais, mostram “falhas” em sua evolução, um verdadeiro efeito dominó. Por isso, para barrar esse “efeito dominó” do desenvolvimento infantil e humano, estabelecem-se características marcantes por idade, e essas passam a ser, critérios de acompanhamento de pais, profissionais da saúde e educação.
Quando nota-se o desvio ou lacuna ainda na primeira infância, a reabilitação através do estímulo precoce é uma ferramenta de grande valia.
O estímulo precoce busca atingir em cada fase do desenvolvimento a potencialidade máxima do individuo, favorecendo significativamente a fase que se aproxima. Assim, sugere-se que ao observar sinais do comportamento atípico, ou seja, comportamento que não são pertinentes para a idade, de forma imediata a família recorra à ajuda e orientação de um profissional, que a princípio pode ser o próprio pediatra que acompanha aspectos de saúde da criança.
- Fartura
- Colunas