O projeto procura promover o melhoramento genético por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em rebanhos de bovinos de leite e de corte em propriedades da agricultura familiar
O prefeito de Fartura, Marcão do Haras, anunciou nesta semana que o município voltará a contar com o Projeto Mais Pecuária. A iniciativa é pensada para fortalecer especialmente os pequenos produtores agropecuários, promovendo mais qualidade genética e produtividade no campo.
O projeto tem por objetivo fomentar o melhoramento genético por meio da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em rebanhos de bovinos de leite e de corte, com foco em propriedades da agricultura familiar.
A IATF tem mostrado grandes benefícios para a pecuária brasileira, quando comparada ao modelo tradicional de monta natural, por melhorar a produtividade e facilitar o manejo dos animais.
“Estamos resgatando uma ação que foi abandonada pela gestão anterior, e que agora retorna com ainda mais estrutura e responsabilidade”, afirmou Marcão em publicação em seu perfil nas redes sociais.
“Todos os produtores poderão participar, mas o objetivo principal é garantir acesso e apoio aos pequenos criadores, que muitas vezes não têm condições de investir em tecnologia e serviços especializados”, completou o prefeito farturense.
A equipe formada pelo veterinário Dr. Ricardo, pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Otávio Marcos, e pela Dra. Yasmin será responsável pela coordenação da iniciativa no município.