É bem comum que eu responda perguntas no site Doctoralia(doctoralia.com.br). Uma das mais frequentes é sobre gastrite, e ainda mais frequente são pessoas preocupadas com o que comer quando tem o diagnóstico de Gastrite, Esofagite, Doença de Refluxo, Hernia de Hiato, Duodenite, etc.
Sou sempre cauteloso ao responder. Por vários motivos:
1. Não conheço a situação clínica, endoscópica, nutricional e mesmo emocional de quem pergunta. Então, minha resposta sempre será genérica, não sendo específica para quem perguntou.
2. Não posso modificar a orientação do médico(a) que trata quem perguntou. Por muitos motivos, inclusive Éticos. Então sempre recomendo conversar com o médico(a) que trata o paciente, e perguntar dúvidas, caso haja.
3. O que escrevo é minha conduta, ou seja, como ajo com MEUS pacientes. Não serão todos os médicos que vão agir como eu faço. E eu nunca critico qualquer médico, pois não sei as circunstâncias desses colegas. E também NÃO aconselho que o paciente(que perguntou) abandone o tratamento proposto por seu médico. Abaixo mais perguntas que recebo quase todos os dias, bem como considerações sobre as Consultas Online, que são muito úteis nestes tristes tempos de Pandemia.
1.Quem tem gastrite e pode comer bife? Existe tratamento para a Pangastrite?
2. Doutor, a Consulta Online é efetiva?
Quem não conhece alguém com gastrite?
GASTRITES
==============O sintoma mais comum é a DOR acima ou em volta do umbigo. Muitas vezes há QUEIMAÇÃO.
==================Mais raramente pode haver náuseas(enjoo),vômitos, plenitude(sentir sempre o estomago cheio) ou saciedade precoce (sentir o estomago cheio logo no início da refeição).
===================o diagnóstico mais preciso é feito pela Endoscopia. Nesse exame verificamos também a presença do H. pylori.
=================o tratamento , como sempre, depende da causa.
Se houver H. pylori usa-se antibióticos. Se a causa for outra, adapta-se o tratamento. Isso exige um Médico que tenha experiência em lidar com gastrites.
Por que insisto tanto na experiência do Médico?
========================Por exemplo, é preciso que haja certeza quanto a presença do H. pylori. E se a Endoscopia for feita com o paciente em uso de IBPs(omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc) é possível que essa bactéria não seja diagnosticada, mesmo que esteja presente. Chamamos isso de FALSO NEGATIVO. Mas nem todos os locais que fazem Endoscopia atentam para isso.
================================Como sempre falo: uma Endoscopia de alto nível acontece pela qualidade do Médico que a faz. Não é pelas fotos tampouco pela beleza do lugar. Tirar fotos é fácil. Fazer um local bonito depende de tijolos e nada mais. Mas ter um Médico experiente leva anos. Muitos anos.
===================quando se faz uma Endoscopia deve-se saber sobre experiência do Médico e sua formação. Não se deve preocupar com o número de fotos nem com a beleza do local.
=============== Quando falo sobre a importância de se saber com certeza se há o H. pylori, é por que isso muda o tratamento. Quando essa bactéria é positiva(no teste feito na Endoscopia) temos que usar antibióticos. O H. pylori é o maior causador de gastrites. Também causa úlceras e é causa importante para o câncer de estômago, embora este seja multifatorial.
Quanto ao tratamento:
Este depende da causa. Se houver o H. pylori este deve ser eliminado. Se a Gastrite é por medicamentos, o Médico experiente sabe o que fazer. E se a Gastrite é atrófica, um caso mais complexo, é preciso um Médico acostumado a trata-las, especialmente se houver metaplasia.
Com relação á dieta: longe vão os dias em que o médico tirava uma dieta da gaveta, e esta era igual para o moço de 20 anos e para a senhora de 80 anos. As dietas modernas são personalizadas.
Quando um Médico de alto nível sugere uma dieta, deve levar em conta:
- a idade do seu paciente
- a situação nutricional
- a presença de outras doenças. Por exemplo: há anemia? O paciente faz algum tratamento? Tem diabetes?
- o estilo de vida.
- o uso de medicamentos de modo geral
- as alergias ou intolerâncias a alimentos
Em outras palavras: uma dieta deve ser PERSONALIZADA. Assim como todos somos diferentes e temos diferentes estilos de vida, nossa dieta deve ser prescrita para cada um de nós, de modo individual.
2. Doutor, a Consulta Online é efetiva?
Desde que a (triste) Pandemia se tornou realidade, a Consulta Online foi liberada pelo Conselho Federal de Medicina.
Ela tem sido útil ao evitar que pessoas com problemas apenas relativamente sérios e com urgência relativa possam evitar de se locomover e ficar em contato com outras pessoas em Consultórios, Clínicas e Hospitais. Esse é um modo de manter o Isolamento Social.
Minha experiência com Consultas Online tem sido ótima. Normalmente uso todos os métodos que uso na Consulta presencial, exceto o exame físico. Normalmente uso um Questionário Online que o paciente preenche antes da Consulta, e me dá informações preciosas como doenças concomitantes, uso de medicamentos, alergias e hábitos. Consigo também informações básicas quanto a Antecedentes de Câncer na família, e a partir daí posso sugerir Prevenção, de acordo com as respostas. Claro que a partir das respostas do Questionário, vou aprofundar aquele tema, de acordo com cada paciente.
Em suma: essas Consultas tem sido muito úteis. Tenho a honra de no momento ter visto pacientes de 13 dos 27 Estados do Brasil, e eles ficaram satisfeitos. Ás vezes o que querem é só uma segunda opinião, ou esclarecer melhor determinada doença ou sintoma.
De todo modo, entendo que a Consulta Online é um excelente método. Sei que o Conselho Federal de Medicina é bastante cauteloso, e que provavelmente vão liberar a Consulta Online depois da Pandemia.
Consultoria - Prof. Dr. Paulo S Lopes- CRM 56402. Médico Gastroenterologista e endoscopista. Tem 34 anos de experiência. Recebeu Bolsa de Estudos do Governo do Japão para Doutorado na Tokyo Medical Uni versity. Fez Pós Graduação nas Universidades de Harvard e Johns Hopkins - Estados Unidos, foi ligado também ao Centro de Prevenção do Câncer da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, Nova Iorque. Foi Visiting Scholar em Yale. Tem Títulos de Especialista. O Dr. Paulo recebeu 5 Prêmios no Brasil. Atualmente dedica-se a Atividades Filantrópicas e Humanitárias em SP, PR e Nordeste, além das atividades clínicas.
Muito importante: A Medicina sempre evolui. Estas notas, mesmo acuradas, jamais substituirão a avaliação médica. Nossa recomendação para pessoas com os problemas descritos é de serem avaliadas por profissionais de sua confiança. Temos apenas o desejo de oferecer orientação, embora genérica. Ao escrever, colocamos situações hipotéticas, embora comuns. Quando nos referimos a médico no masculino também nos referimos ás médicas, só ali omitidas por questao de espaço. Imagi- namos a presença de profissionais e recursos de alto nível. Não recomendamos diagnósticos ou tratamentos, muito menos profissionais por esta coluna. A informação, mesmo cientificamente acurada, é genérica e não se aplica a casos individuais. Não queremos substituir a avaliação médica atenta, individualizada e específica.