Lucas Chueri (26) está há 4 anos nos EUA e já fotografou artistas como Sabrina Sato, Claudia Leitte, Murilo Huff, entre outros famosos
Natural de Itaporanga e fotógrafo há mais de 10 anos, Lucas Chueri se tornou o queridinho de diversas celebridades brasileiras que viajam para os parques da Disney, em Orlando (EUA). Dentre a lista dos famosos clicados, estão grandes nomes, como Anitta, Sabrina Sato, Camila Loures, Gusttavo Lima, Israel e Rodolfo, Rebecca, Luciana Gimenez e muitos outros.
Tudo começou em 2017, quando Lucas se formou em Publicidade e Propaganda na Universidade de Sorocaba e retornou para sua cidade natal para finalmente se dedicar 100% à fotografia. Foi então que o sonho adolescente de morar nos Estados Unidos voltou à tona e ele se programou para vivê-lo.
“Coloquei como meta nos EUA conseguir contatos com grandes marcas e artistas. Caso eu ficasse em Itaporanga, esse sonho ficaria muito mais distante de acontecer. Até cogitei me mudar para a capital de São Paulo, mas ainda sim, a concorrência seria grande para um jovem do interior, e eu sabia que ir para outro país seria a oportunidade de alcançar e dar um passo a mais na minha carreira”, comenta.
Mas nem tudo são flores, pois antes de se estabilizar em Orlando, Lucas morou por dois anos em Boston, onde trabalhou como pintor, motorista, garçom, raspador de neve e entre outras áreas bem distantes da fotografia. “Muitos brasileiros me ajudaram no início porque assim como para qualquer outro imigrante, a vida em outro país não é fácil”, desabafa.
Durante a pandemia de Covid-19, em 2020, os aluguéis em Orlando baixaram e Chueri enxergou como uma oportunidade para mudar de vida. Até então, os parques ainda estavam fechados e não havia eventos na cidade. Mas Lucas soube aproveitar as poucas oportunidades que surgiam para fazer o sonho acontecer.
As coisas começaram a mudar quando Lilian Bicas, amiga de Lucas, trabalhava como voluntária na fundação “If You Foundation” que ajuda imigrantes nos EUA, fundada pela atriz global, Fernanda Pontes. O convite surgiu para que Lucas fotografasse as ações sociais da ONG, como as entregas de cestas básicas, roupas e eventos beneficentes. “Fotografei gratuitamente todas as ações da fundação durante a pandemia e conheci muita gente. A Lilian e a Fernanda foram fundamentais para chegar onde estou agora”, relata.
A chave virou quando os eventos voltaram e os parques reabriram, pois os ensaios fotográficos começaram a aparecer para Lucas que, finalmente, estava prestes a realizar seu sonho. Devido à proximidade com Fernanda Pontes, Lucas pediu para que a atriz o apresentasse à cantora Claudia Leitte que faria um show em Orlando.
“Foi a partir da Fernanda e da Claudinha que a cidade de Orlando começou a me ver, passei a ganhar seguidores daqui e também do Brasil, foi quando comecei a ser chamado para fazer ensaios nos parques com mais frequência”, conta animado.
E não para por aí, Lucas foi atrás das agências de viagens e assessores brasileiros que moram nos EUA para fechar parcerias de fotos com celebridades que estavam indo para os parques da Disney.
Com isso, o fotógrafo já clicou mais de 30 celebridades brasileiras em Orlando e acumula grandes nomes em seu portfólio, como Anitta, Duda Nagle, EME Dj, Gusttavo Lima, Gabi Brandt, Saulo Pôncio, Murilo Ruff, Israel e Rodolfo, Rebecca, Kefera, Marina Ferrari, Camila Loures, Theodoro e muitos outros.
“Todos os artistas que eu fotografei, me divulgaram e foi então que comecei a me destacar, meu instagram começou a crescer e as coisas começaram a fluir”, comemora.
Quando questionado sobre os principais desafios, Lucas Chueri desabafa que estar sozinho em outro país e longe da família para dar um suporte emocional e financeiro, é o maior de todos. “Hoje é mais fácil do que antes, mas ainda sim é preciso muito foco, pois tem que dedicar tempo não só para trabalhar, como também para investir em estudos e, principalmente, fazer networking para estar sempre na lembrança das pessoas”.
Lucas não pensa em continuar morando nos EUA por muito tempo, pois se sente realizado por ter alcançado seu objetivo. “Hoje me sinto pronto para um novo desafio, eu vim atrás de viver essa experiência e consegui isso, não me arrependo de nada, afinal, se eu não tivesse encarado o desafio de vir para os EUA, não teria conquistado a visibilidade que tenho hoje”, ressalta.
E para além disso, o itaporanguense também inspira muitos de seus seguidores do Instagram. De acordo com ele, recebe muitas mensagens de pessoas do interior que o parabenizam e vibram pelo seu crescimento. “Eu não me vejo tão grande como as pessoas do Brasil me enxergam, mas sei que de certa forma eu as encorajo a irem atrás de seus sonhos, mas para isso é preciso muita dedicação, são mais de 10 anos de fotografia e quatro de EUA, então a vida é uma escada onde subimos degrau por degrau”, aconselha.