Nesta semana, Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, indicador essencial para medir a qualidade da educação do Brasil. O município de Fartura saltou de 6.5 da avaliação anterior (2021) para a nota 7.4, se destacando entre as cidades da região e do Estado de São Paulo.
De acordo com a supervisora do setor da Educação de Fartura, Vanessa Nunes ressaltou que o ótimo resultado do Ideb deve-se primeiramente aos professores, pois sem a importante atuação destes profissionais não há como obter êxito.
“No entanto, o sucesso também é uma somatória que vem de um conjunto de ações como: mobilização de gestores, alunos e pais, ou seja, cada um fazendo a sua parte dentro da instituição de ensino, assim como também não podemos deixar de ressaltar a utilização de material apostilado de excelência, acompanhado de formações pedagógicas periodicamente”, complementou a supervisora.
Em nota, a equipe gestora formada pela coordenadora da Educação Daiane Zambon, diretora pedagógica Tânia Corcovia e a supervisora Vanessa Nunes parabenizou todos os envolvidos na conquista da nota do Ideb.
“A Coordenadoria Municipal da Educação de Fartura, sente-se honrada com a nota do IDEB de 7,4 e parabeniza todos os envolvidos: professores (dos berçários aos quintos anos), alunos, pais e toda a comunidade escolar, pelo comprometimento e dedicação de sempre! Vocês são as peças fundamentais neste processo”, destacou em nota.
De acordo com o ldeb, o Brasil alcançou 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), atingindo a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021). Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o país alcançou 5 pontos e o ensino médio registrou 4,3 pontos, ficando abaixo das metas do indicador para o país nessas etapas, que era de 5,5 e 5,2, respectivamente.
- Fartura