Na semana passada, os agentes comunitários de saúde (ACS) e de endemias (ACE) de Taguaí, passaram por treinamento sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e a febre amarela urbana. A capacitação foi realizada pela supervisora da Sucen da região de Botucatu, Kelly Cristina Romano.
O treinamento terá continuidade nesta semana e o objetivo é qualificar as ações em saúde desses profissionais essenciais no controle do mosquito transmissor da dengue.
“Os agentes comunitários de saúde e de endemias desempenham um papel de extrema relevância no enfrentamento da transmissão de arboviroses, principalmente nesse momento em que as ações devem ser planejadas antecipadamente com a finalidade de evitar possíveis criadouros do mosquito e assim evitar surtos de dengue, como ocorreu no início do ano”, reforçou a enfermeira Fabiola Corral, responsável pela Vigilância Epidemiológica do município
“As ações de monitoramento e inspeção sanitária são fundamentais para identificar e eliminar os focos de criadouros do mosquito. É essencial que a população esteja engajada nesse processo, mantendo seus ambientes limpos e evitando o acúmulo de água parada”, complementou Fabíola.
Vale destacar que toda população deve estar engajada nesse período de inverno em manter os quintais livres de criadouros para evitar a dengue no verão.
“Dengue é responsabilidade de todos. Faça sua parte”, finalizou a enfermeira.
- Taguaí