O município de Taguaí se destacou na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, mantendo-se à frente entre os municípios da região e na oitava colocação entre as cidades paulistas com a nota 7,5. O resultado do Ideb foi divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.
“Os resultados foram obtidos a partir do compromisso e do protagonismo dos profissionais da Educação de nosso município e adotado políticas educacionais eficazes. Sempre ressaltamos que os resultados do Saeb são mérito de toda comunidade escolar. É momento de celebrar os resultados e agradecer a todos que contribuíram pelo 7,5 alcançado”, comentou a secretária da Educação de Taguaí, Lenita Bergamo.
O prefeito Edinho Fundão também parabenizou toda a equipe da rede pública de ensino. “A dedicação de nossos professores, gestores e funcionários da Educação pela evolução dos resultados de 7,1 no ano de 2021 para 7,5 em 2023, merece ser ressaltado. Parabéns a todos pelo resultado obtido, por isso, agradecemos a todos que colaboram e continuam colaborando para garantir um ensino de qualidade e com equidade aos nossos alunos”, finalizou.
O Ideb é um indicador importante que avalia a qualidade da educação nas escolas brasileiras, combinando dados de rendimento escolar e taxas de aprovação. Quando um município se destaca nos resultados do Ideb, isso significa que suas escolas estão alcançando um bom nível de desempenho em termos de aprendizagem e sucesso escolar.
Assim como cada professor avalia o aprendizado de seus alunos, o país também precisa avaliar o quanto as crianças e jovens espalhados pelas escolas de todo o território nacional estão de fato aprendendo. O Brasil faz isso por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um conjunto de avaliações de larga escala, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Já o Ideb é um indicador também calculado pelo Inep e que reúne o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações do Saeb. Ele é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil.
- Taguaí