A Coordenadoria de Obras da Prefeitura Municipal de Fartura está executando a construção de nove lombofaixas em pontos estratégicos da cidade, como parte de um convênio firmado com o Governo do Estado. As lombofaixas estão sendo instaladas em frente às escolas Miguel de Góes, João Batista de Oliveira, Monsenhor José Trombi, Marcos Ribeiro e na Santa Casa de Fartura. O objetivo é aumentar a segurança de pedestres, especialmente nas áreas com grande fluxo de estudantes e pacientes.
As lombofaixas são faixas de pedestres elevadas, semelhantes a lombadas, e têm como principal função reduzir a velocidade dos veículos em locais de travessia, promovendo maior visibilidade para os pedestres. “Esse recurso não apenas obriga a redução de velocidade, mas também oferece uma travessia mais segura, especialmente em áreas próximas a escolas e hospitais”, explicou a Coordenadoria.
Em Fartura as lombofaixas estão sendo construídas com 7 metros de extensão, sendo 5 metros de largura e mais 1,5 metro de inclinação nas rampas de acesso. Essa estrutura segue os padrões regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece que as lombofaixas devem ter entre 4 e 7 metros de largura, com elevações de 10 a 15 cm de altura, garantindo que os veículos reduzam a velocidade de forma gradual, sem causar desconforto excessivo aos motoristas.
A Coordenadoria também informou que os locais onde estão sendo construídas as lombofaixas já contam com sinalização vertical. Após a finalização das obras, a sinalização horizontal será adicionada, completando o projeto para garantir a segurança dos pedestres e a eficiência na redução de velocidade dos veículos.
Com essas medidas, a Prefeitura de Fartura reforça seu compromisso em promover a segurança no trânsito, especialmente em áreas sensíveis como as que circundam escolas e unidades de saúde.
- Fartura