Visando diminuir as lacunas de imunidade nas crianças menores de 5 anos de idade, o Ministério da Saúde desenvolveu o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) para todo o país. Essa ação visa avaliar a situação vacinal das crianças menores de 5 anos de idade contra a poliomielite e o sarampo em uma determinada localidade (bairro, distrito, regional, entre outros). Esta ação é desenvolvida por meio de visita casa a casa para verificar a situação vacinal na caderneta de vacinação do público-alvo, possibilitando identificar áreas onde há concentração de não vacinados. Seus resultados auxiliam na avaliação do risco de exposição da população às doenças imunopreveníveis em questão, uma vez que permitem mapear áreas com bolsões de pessoas suscetíveis pela não vacinação, possibilitando a implementação de ações corretivas para elevar as coberturas vacinais nessas áreas.
Em Taguaí, as atividades foram realizadas no mês de agosto, na qual as equipes de enfermagem e agentes comunitários de saúde visitaram áreas delimitadas dos bairros da cidade para verificar carteirinhas de vacina e identificar crianças com atrasos vacinais de poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola. No total foram avaliadas 266 crianças, dessas, apenas cinco estavam com estado de vacinação em atraso e receberam as vacinas de imediato.
A Coordenadoria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Taguaí parabenizam todos os profissionais envolvidos nessa ação de grande importância na prevenção de doenças imunopreviníveis por vacinas.
- Taguaí