Ações lúdicas da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, levam crianças a aprender sobre todas as etapas da plantação de alface com o projeto Horta na Garrafa
A Prefeitura de Fartura apostou no desenvolvimento de ações de Educação Ambiental nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), que fazem parte da rede municipal e nas entidades filantrópicas. A proposta, que levou também aprendizado sobre a Agricultura, faz parte de uma parceria formada pelas Coordenadorias de Educação; Agricultura e Meio Ambiente com a Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Fartura (Coopera Fartura).
Bruno Henrique Pilegi, engenheiro agrônomo, contou que passou por 9 unidades de ensino no último mês. O profissional contou que na 1ª etapa, levou até os alunos o Projeto “Horta na Garrafa”. Dentro das ações, estava a criação de paródias musicais, cantadas ao som do violão de Bruno. "Trabalhamos os processos de desenvolvimento sobre a Hortaliça alface, fizemos também um teatro nas escolas, para que de forma lúdica, os pequenos aprendessem sobre o desenvolvimento do alimento”, explica Bruno.
Já na 2ª etapa, o engenheiro agrônomo, ensinou os alunos a plantarem as alfaces nas garrafas. “Foi um trabalho conjunto com a equipe escolar e os pais de alunos, que enviaram as garrafas Pets para que os filhos plantassem as mudas”, destaca. Bruno lembrou ainda que para esta etapa, contou com a equipe da Chácara Municipal de cortá-las e colocar a terra. “Depois fomos até as escolas e amarramos todas as garrafas em muros para que, após o plantio, pudessem acompanhar o crescimento”, frisou. O projeto contemplou a visita de algumas das escolas até a Chácara Municipal para conhecer as estufas com o plantio de diversas hortaliças.
“Os alunos aprenderam todas as etapas, desde o desenvolvimento, tendo a oportunidade de fazer o plantio, e poderão ver a sua "mudinha” crescer e ficar pronta para o consumo”, acrescenta. “Acredito que este trabalho é muito importante, pois desde crianças, aprendem que a alface que ela come, passa por um processo, e que antes de chegar aos pratos ela é uma sementinha que com todos os cuidados necessários se transforma na salada que chega aos pratos ”, cita Bruno.
O engenheiro agrônomo desenvolveu o projeto tanto na 1ª quanto na 2ª etapa, na preparação das garrafas, interação com as crianças e plantio com a ajuda dos estagiários Ana Júlia Ribeiro de Salles; Carlos Henrique Vilela Gomes e Matheus Garcia Gabriel.
#PrefeituraFartura #CuidandoDaNossaGente #MeioAmbiente #Educação #CooperaFartura