Luciano Filé traz para o município o Selo Prefeito Empreendedor e diz que Fartura se tornará modelo de município que empreende
De forma inédita, o prefeito de Fartura, Luciano Filé, foi destaque como um dos finalistas da etapa paulista, do 11º Prêmio Prefeito Empreendedor - Mário Covas, Edição 2021/2022. Instituído desde o ano de 2001, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o objetivo é reconhecer boas práticas dos líderes municipais de todo o país em prol do desenvolvimento territorial e fortalecimento dos pequenos negócios.
Mesmo não ocupando a primeira colocação, Filé conquistou para Fartura, o Selo Prefeito Empreendedor e comemorou: “estamos devolvendo o protagonismo para o município farturense”. A premiação foi realizada em evento no Pavilhão da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, na noite de quinta-feira, 9 de junho, com a presença de autoridades do Sebrae, Governo de São Paulo e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
O prefeito prestigiou a solenidade ao lado da agente de Crédito, Nádia São Germano e da assessora da Coordenadoria de Indústria, Comércio e Emprego, Ariane Gabriel. O projeto apresentado por Fartura concorreu pela categoria Cidade Empreendedora. Trata-se do “Auxílio MEI” - Programa Emergencial de Auxílio ao Microempreendedor Individual, que recebeu atenção especial dos técnicos e auditores do Sebrae.
“É uma honra que tenhamos permanecido entre os 70 melhores, dentre 645 municípios paulistas”, destaca Filé. “Quero com isso homenagear a população do município, graças a ela, estou tendo a oportunidade de levar o nome de Fartura para todo o nosso Estado”, continua o prefeito. “Ver a cidade participando de uma solenidade como essa e, ocupando um espaço que há muito tempo não ocupava, me dá a certeza que estamos no caminho certo, fazendo uma administração voltada para o povo, para a melhoria da qualidade de vida e resgatando o orgulho de ser farturense”, acrescenta.
Filé agradeceu ao vice-prefeito Pedro Langeli. “Parceiro incansável, que muito nos auxiliou no desenvolvimento deste projeto”, cita. O chefe do Poder Executivo lembrou ainda da importância do trabalho desenvolvido pelas servidoras da Prefeitura, que se dedicaram à criação do “Auxílio Mei” que são a agente de Crédito, Nádia; assessora da Coordenadoria de Indústria, Comércio e Emprego, Ariane; encarregada de Secretaria, Samara Rosolen e a fiscal Tributária, Franciele Rodrigues Bertoni.
“Nosso projeto aconteceu em um momento delicado da pandemia, onde lutávamos para salvar vidas e, ainda assim, entendemos que a execução deste auxílio, salvaria empregos e assim, o recurso disponibilizado por três meses pela Prefeitura, manteve de portas abertas inúmeros empreendimentos”, esclarece Filé. A Prefeitura investiu em 2021, R$ 87.632,50 no “Auxílio Aluguel”, o que ajudou a 46 microempreendedores individuais, custeando 50% dos valores das parcelas mensais de alugueis deste grupo, segundo a Coordenadoria de Indústria, Comércio e Emprego.
Um dos contemplados, Adão Marcos Silva, mostrou publicamente, sua gratidão ao Poder Público, por meio das redes sociais, citando: “sou muito grato, minha empresa foi beneficiada com o projeto, foram tempos difíceis, mas, continuamos firmes”. O prefeito ressaltou a importância do Sebrae para o município e, lembrou que sua instalação aconteceu no dia 28 de outubro de 2021, após tratativas deste a época da campanha eleitoral. “Em menos de um ano a parceria entre a Prefeitura e o órgão já começa a apresentar resultados imensos, outros projetos estão por vir e se tornarão realidade”, assinal Filé. “Vamos transformar Fartura em um município modelo de empreendedorismo para a próxima edição do Prêmio Prefeito Empreendedor”, conclui Filé.