Os pais do pequeno Lorenzo Santos Lima, de cinco anos, de Itapeva (SP), estão fazendo uma vaquinha online para conseguirem arrecadar o dinheiro necessário para uma cirurgia na coluna da criança.
Lorenzo nasceu prematuro de cinco meses e meio, e, em decorrência disso, adquiriu algumas doenças. O menino tem paralisia cerebral, hidrocefalia, epilepsia e microcefalia secundária.
Segundo a mãe dele, Eunice Raidana Santos, apesar do diagnóstico, Lorenzo é uma criança inteligente e que vive em alto astral. "Mesmo com as doenças, ele é muito desenvolvido, entende tudo. Lorenzo é uma criança muito feliz", conta.
A cirurgia na coluna, que, de acordo com a mãe, pode mudar a vida da criança, se chama Rizotomia Dorsal Seletiva e deve ser feita antes de o paciente completar sete anos para que tenha resultados melhores.
Em decorrência da paralisia cerebral, os ossos do menino crescem normalmente, mas os músculos e os tendões não, causando muita dor. O procedimento pode acabar com a rigidez na coluna dele.
Logo que ficou sabendo do procedimento, Eunice foi correr atrás do processo. A princípio, ela conversou com mães que já passaram pela mesma situação.
"A cirurgia traz vários benefícios, é incrível. Ela ainda dá a chance de ele conseguir andar, sentar, falar, ter a parte cognitiva e deglutição", explica a mãe.
Agora, como meta inicial, Lorenzo e os pais precisam arrecadar R$ 18 mil para realizar exames e viajar para Santa Catarina, onde ele vai passar pelo médico para descobrir se está apto a realizar a cirurgia.
Já a segunda meta, de R$ 100 mil, é para arcar com os custos da cirurgia no geral e com terapias intensivas no pós-operatório.
Ao g1, Eunice contou que a maior preocupação é com o futuro de Lorenzo, em um momento em que os pais não vão estar mais presentes.
"Acho que a coisa que mais nos preocupa é quando não estivermos mais aqui, por isso buscamos a independência dele", afirma a mãe.
Para doar e contribuir com o custo da cirurgia basta acessar o site da vaquinha online.
"Vamos até onde pudermos para lutar por ele. É muito importante para nós vermos ele bem e feliz", completa Eunice.
Fonte: G1 Itapetininga e Região