Ruy era o veterano da Segunda Guerra Mundial com maior idade residindo no país. Pai de cinco filhos, ele passou um ano na Itália e esteve presente nos confrontos na Europa ao lado dos aliados.
Ruy era o veterano da Segunda Guerra Mundial com maior idade residindo no país, tendo sido aposentado como 2º Tenente do Exército Brasileiro.
Pai de cinco filhos, o ex-combatente na 2ª Guerra Mundial passou um ano na Itália e esteve presente nos confrontos na Europa ao lado dos aliados.
"Saímos em um navio com cinco mil homens. Descemos em Nápoles e passamos por vários países. Foi um tempo difícil, andávamos a pé, de caminhão. Vimos muitos combates e minas para todo lado. Depois que saí de lá, voltei ao Brasil e morei um tempo no Rio de Janeiro", contou o idoso ao g1, em 2013.
Morador de Gália (SP), a sua morte fez com que a Prefeitura decretasse luto oficial de três dias. No comunicado, a administração municipal de Gália ressaltou que "Ruy prestou relevantes serviços na qualidade de integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), unidade que auxiliou as Forças Aliadas contra a Alemanha". A causa do óbito não foi revelada.
Natural de Ouro Fino (MG), o ex-militar chegou a Gália depois que se casou com Maria Célia, tendo sido casado com ela por mais de 60 anos.
"Conheci minha mulher em um posto de gasolina em Presidente Alves, aí vim para Gália atrás dela", revelou Ruy em entrevista em 2013.
O corpo de Ruy será velado no início da noite desta segunda-feira, no velório Novo Mundo, em Gália. O sepultamento está previsto para terça-feira (4), às 9h, no Cemitério Municipal.
Informações: g1 Bauru e Marília