Através do Instituto da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, na semana passada as equipes de saúde de Taguaí receberam formação sobre a linha de cuidados para adolescência e juventude. A profissional que ministrou o curso, no formato virtual, foi a Dra. Regina Maria MacDowell Figueiredo, que é assessora na implementação da linha de cuidados da saúde do adolescente e do jovem do Instituto de Saúde.
A organização dos serviços pelos participantes tem como objetivo principal garantir o acesso de adolescentes e jovens a ações de promoção à saúde, prevenção, atenção a agravos e doenças, bem como reabilitação, respeitando os princípios organizativos e operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério da Saúde considera fundamental que se viabilize para todos os adolescentes e jovens o acesso em todos os serviços de saúde às seguintes ações: acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento, orientação nutricional, imunizações, atividades educativas, atendimento odontológico, identificação e tratamento de agravos e doenças prevalentes, acesso aos métodos contraceptivos, planejamento familiar, entre outras.
Atender o adolescente na sua integralidade é viabilizar condições para prevenir problemas graves em saúde pública como gravidez prematura, Infecção Sexualmente Transmissível (ISTs), mortalidade materna, parto prematuro, aborto, drogadição, alcoolismo e doenças de saúde mental.
- Taguaí
- Saúde