Um grupo de voluntários da igreja católica com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente de Timburi realizam neste sábado (19) mais uma edição da Limpeza do Rio Paranapanema, ação de combate à poluição do principal curso de água da região, realizada todos os anos. “Devido à pandemia nós da Secretaria de Meio Ambiente prorrogamos a ação que deveria ser realizada no mês de junho, para este dia. Vale mencionar que todos os participantes já foram orientados de algumas medidas que iremos adotar seja de distanciamento nos barcos, como a obrigatoriedade de utilização de máscaras”, explicou o secretário Andrey Rueda.
Na edição do ano passado, muitos objetos inservíveis foram retirados da margem do Rio, principalmente nas imediações de Bernardino de Campos, Ipaussu e Chavantes. “Há muita quantidade de garrafas pets, plásticos, cadeiras, isopores, tambores e utensílios. Este ano iremos reforçar o itinerário e com o apoio dos servidores, dos voluntários da cidade e dos membros da igreja católica vamos fazer uma varredura de três horas de duração, ou seja, das 8 às 11 horas”, comentou Paulo Thomaz servidor da prefeitura.
A parceria da comunidade católica tem por objetivo conscientizar os cristãos sobre a relação da humanidade com o ambiente, não apenas a natureza “distante”, mas, crucialmente, o lugar onde se vive, e as formas pelas quais os estilos de vida e decisões como sociedade podem colocar em perigo o mundo natural e aqueles que o habitam, tanto humanos quanto outras criaturas.
Poucos meses depois de publicar sua encíclica Laudato si’ sobre o cuidado da nossa casa comum, em 2015, o Papa Francisco acrescentou formalmente o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação no calendário católico como um dia anual de oração. E, no ano passado, ele convidou oficialmente os católicos a celebrarem o período completo.
“É hora de redescobrir a nossa vocação de filhos de Deus, de irmãos entre nós, de guardiões da criação. É tempo de se arrepender e de se converter, de voltar às raízes”, escreveu ele. “Somos as criaturas prediletas de Deus, que, na sua bondade, nos chama a amar a vida e a vivê-la em comunhão, conectados com a criação. Por isso, convido veementemente os fiéis a se dedicarem à oração neste tempo que, a partir de uma iniciativa oportunamente nascida em âmbito ecumênico, se configurou como Tempo da Criação”, frisa o pontífice.
O Tempo da Criação abrange 34 dias, ele começa no dia 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e se conclui no dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia. “Além da oração e contemplação da natureza, cada um de nós devemos realizar ações locais com impactos globais, sendo assim, aqui em Timburi, há vários anos realizamos a Limpeza do Rio Paranapanema e o plantio de árvores reflorestando as margens do rio. Uma ação local, visando uma conscientização de impacto global, onde devemos cuidar da terra e de nossas águas, elementos vitais para todos”, explicou o gestor ambiental Almir Minozzi.
- Timburi
- Região