Metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária
Educadores do município de Fartura participaram do Curso do Instituto Esporte & Educação (IEE), com sede em Itaí, no dia 31 de maio. A capacitação é voltada para professores de Educação Física e de Educação Infantil. Fartura participou com 20 profissionais. O município farturense foi contemplado com materiais esportivos ao final do curso, segundo informações da supervisora de Educação, Vanessa Nunes.
Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o IEE já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil. As ações formadoras abordam temas como a importância do movimento, o conceito Escola Ativa, os princípios do esporte educacional, com práticas pedagógicas que representam as diversas formas de aprender. O objetivo é proporcionar um aprendizado diferenciado aos professores, incluindo dinâmicas e estudos em grupo, e consequentemente um maior desenvolvimento dos alunos.
A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus mais de 20 anos de atuação. O foco é o esporte educacional, não competitivo, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a capacitação de professores e a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.
O Projeto Formações IEE tem como financiadores Novelis, Bayer, Facebook, Vale, Alcoa, Nubank, PremieRpet, Toyota, Verde, Ball e Johnson&Johnson, via Lei de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania / Governo Federal.