É recomendado dormir sem a dentadura para que para que o tecidos descansem do uso da prótese. Isso irá permitir a recuperação da circulação sanguínea dos tecidos moles, importante para que a fisiologia da boca não sofra com o uso prolongado dos dispositivos removíveis.
Também é comum a higienização das próteses com creme dental, o que não é o mais indicado. A limpeza da prótese deve ser feita com sabonete líquido ou detergente neutro transparente tanto da parte interna quanto externa, segurando com firmeza, com auxílio de uma escova de cabeça pequena e macia. Higienizar a dentadura após as refeições é o ideal para que ela mantenha-se limpa.
Além desse cuidado, o uso de pastilhas efervescentes limpadoras, uma vez por semana, deixando a dentadura submersa em água durante a noite também é recomendado. Outra opção é adicionar uma colher de chá de hipoclorito a cada quinze dias para auxiliar a desinfecção da prótese. O uso do hipoclorito (água sanitária) não é recomendado para próteses com metal, por isso, sempre usá-lo apenas para próteses feitas totalmente em acrílico.
No caso de a prótese machucar em alguma região procure o dentista para que um ajuste com um polimento adequado seja realizado. Tentar desgastar ou consertar por conta própria pode levar a uma prótese sem polimento adequada ou ainda uma área de desadaptação, que favorece uma inflamação dos tecidos bucais, podendo até levar a uma aceleração de perda óssea, o que prejudicará a retenção de uma prótese removível futuro.
É importante um retorno ao dentista, do indivíduo que usa prótese, a cada seis meses para observação da gengiva, da mordida e dos cuidados com a higiene.
- Fartura
- Colunas