O dia das mães é um dia muito significativo. Através de nossas Mães, criamos laços de amor e afeto que nos tornam os adultos que somos hoje. Não importa que você tenha tido uma relação difícil com a sua mãe, mesmo assim, ela ainda ocupará um lugar central em sua vida. Estamos vivendo um momento em que é muito importante registrar o que sentimos pelas pessoas que amamos.
Há ainda, aquelas pessoas que perderam suas mães ou seus filhos e neste dia, a dor parece ser maior. É importante lembrar que faz parte do processo de luto compreender as emoções que esta data nos proporciona e na medida do possível, se reorganizar emocionalmente para vivenciá-las.
COMO LIDAR COM O LUTO:
Dê tempo ao tempo. Não adianta sentir-se na obrigação de recuperar-se o mais cedo possível, o luto é um processo, um ciclo. Alguns dias serão melhores do que outros. Continue respeitando o seu ritmo.
2) Aceite o fato de que, se sua mãe ainda pudesse falar com você hoje, ela lhe diria para continuar levando a sua vida da melhor forma possível. Vale a pena fazer um esforço para tentar voltar a fazer algumas das coisas de que você mais gosta, ao mesmo tempo em que lida com a dor. Não se esqueça de que uma das maiores alegrias para uma mãe, é ver a felicidade dos filhos.
3) Cultive as boas lembranças. Ela sempre será uma parte importante na sua vida. Talvez você possa fazer algo que lembre a sua mãe, por exemplo: Preparar o prato predileto dela para o almoço de domingo.
4) Não esqueça de se cuidar. Pegue leve e tenha mais paciência do que o normal consigo mesmo. Reserve mais tempo para descansar e fazer atividades relaxantes, construtivas e que lhe tragam conforto. Trabalhe também sua fé, acreditar que vai passar, é importante.
5) Não tenha medo de pedir ajuda, converse com um amigo, parente próximo e se necessário procure ajuda de um Profissional. Ninguém deve ficar sozinho durante essa fase tão difícil. Não cometa o erro de afastar-se de quem se preocupa com você e quer ajudar.
A terapia pode trazer novas abordagens para enfrentar o luto.
6) Acrescente mudanças na sua rotina. Depois de conseguir retornar ao seu dia a dia, inclua uma novidade ou outra.
Agora, para você que tem o privilégio de ter a Mãe viva, mas não poderá estar junto devido ao distanciamento, seguem algumas dias:
1. Encontre a família virtualmente :Com o isolamento social, estamos convivendo apenas com um pequeno círculo de familiares, mas é possível contar com a tecnologia a nosso favor e encontrá-la virtualmente!
2. Prepare um café da manhã especial: Comece o Dia das Mães surpreendendo! As celebrações podem começar pela manhã com uma refeição especial. Se estiver longe da mãe, você pode preparar ou encomendar uma cesta de café da manhã e mandar entregar.
3. Elabore uma homenagem: Se prefere presentear sua mãe com algo carinhoso, dedique um tempo para escrever uma mensagem amorosa, acompanhada de um buquê de flores ou produzir um recado em vídeo, com fotos em família e frases bonitas – o que pode emocioná-la ainda mais.
4. Reúna a família para compartilhar filmes, séries, músicas, ou o almoço. Marque um horário e faça um vídeo chamada, que toda a família possa compartilhar a vivência de assistir ao um filme, ouvir uma música, ou mesmo almoçar no mesmo horário, façam um prato em comum, pois isso traz a sensação de que estão todo juntos.
Todos os dias são dias das Mães, porém neste domingo, é o dia que paramos para representar sua importância. Dizer que a ama e respeitá-la diariamente é o maior presente que uma mãe pode receber.
Feliz dia das Mães
Daniela R. Viana Diogo - CRP 06/57345
- Fartura
- Colunas