Pilhas e baterias que já não são mais úteis podem ser descartadas de forma correta em um ecoponto instalado na Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente; ação é uma parceria com a empresa GM & C, que promove a gestão da logística reversa desses materiais
Fartura, por meio da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente e Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Fartura (Coopera Fartura), está promovendo o descarte adequado de pilhas e baterias usadas. A ação acontece por meio de parceria com a empresa GM & C, que trabalha com a logística reversa desses materiais.
De acordo com a educadora ambiental, Isabela Mendes, é a primeira vez que Fartura realiza esta modalidade de coleta. “Em geral as empresas recebem valores bem altos para recolhimento destes materiais, porém por meio de contato com a Green Eletron, conseguimos firmar essa parceria”, explica Isabela. A Green Eletron auxilia as empresas que têm interesse nesta logística reversa, como a GM & C.
Representantes da empresa estiveram no município no dia 31 de novembro e coletaram 98 Kg de pilhas e baterias que estavam no ecoponto da Chácara Municipal. A Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente lembra que estes materiais, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d’água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna.
Nas pilhas e baterias são encontrados componentes que quando descartados de forma incorreta, liberam cádmio que é cancerígeno; chumbo que pode provocar anemia; e mercúrio que pode ocasionar em mutações gênicas. Todos afetam o sistema nervoso, fígado, rins e pulmões tanto de animais, quanto de humanos.
A Pasta informa que no ecoponto podem ser descartados, pilhas e baterias de celulares. Para mais informações sobre o descarte de eletrônicos, o telefone da Coordenadoria é o (14) 3382-1792.