A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Taquarituba (Comdec) está em alerta devido ao aumento de ocorrências de focos de incêndio. Na semana passada foram 12 chamados, em que apenas um incêndio foi ocasionado por queda de cabo de alta tensão.
Na terça-feira, 13 de julho, por volta das 18h, a equipe foi acionada para atender mais uma ocorrência nas proximidades da Avenida Mário Covas, sentido Santa Virgínia. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adriano Oliveira, a ação foi bem-sucedida devido a detalhes importantes, desde a ligação até o envolvimento de servidores de outros setores no combate ao incêndio. “Assim que recebemos a ligação, nos deslocamos rapidamente até o local, e por pouco o incêndio não tomou proporções mais graves”, explicou.
Adriano agradece às pessoas envolvidas. “Gostaria de agradecer a todos que estiveram envolvidos na ação, em especial ao Vanderlei Costa, da equipe de Conservação, que passava pelo local e com abafador improvisado com galhos de árvore impediu que as chamas se espalhassem e chegassem até às residências próximas, e Milton Barril, que nos deu apoio desde o deslocamento, fazendo escolta e garantindo segurança no trânsito durante o percurso. Cada segundo é precioso no atendimento às ocorrências. Com muito esforço nós conseguimos combater o fogo”, disse.
O ressecamento da vegetação causado pelas baixas temperaturas preocupa com relação às queimadas. O inverno é um período típico de agravamento de problemas respiratórios, e as queimadas pioram a situação. Além de prejudicar a saúde de maneira direta por causa da fumaça e fuligem, incêndios causam devastação da fauna e da flora.
Em caso de flagrante, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.
Números da Comdec para emergência: 99757-1065 (Adriano); 99711-5985 (Leonardo); 99711-2241 (Milton Barril); Corpo de Bombeiros: 193.
- Taquarituba
- Região