Nesta semana aconteceu na Câmara Municipal de Fartura, a 12º Conferência Municipal de Saúde de Fartura, com o tema central: “Atenção Primaria e Promoção da Saúde: o Caminho para um SUS Eficiente”. O evento foi organizado pela Prefeitura de Fartura, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.
Estiveram presentes representantes da sociedade, do governo, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviços e vereadores.
A secretária de saúde Regiane Medeiros explica que o evento convida a sociedade para refletir sobre como o setor pode avançar na prestação de serviços de saúde de qualidade e equidade, para todos os farturenses.
“Este é um momento de diálogo democrático e essencial para o fortalecimento do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), disse Regiane.
Marcão do Haras abriu a Conferência dizendo que como prefeito, tem a minha missão e compromisso de garantir que a saúde da população farturense seja uma das prioridades de sua gestão.
“Buscando não apenas melhorar a infraestrutura dos nossos serviços de saúde, mas também aproximar a gestão pública da realidade dos nossos cidadãos, ouvindo suas necessidades, desafios e sugestões”, comentou o prefeito.
Vale destacar que a Atenção Básica é a porta de entrada para o SUS, responsável por cuidar das necessidades essenciais da população, promovendo saúde, prevenindo doenças e garantindo um atendimento integral e contínuo.
“Quando fortalecemos a Atenção Básica, reduzimos a necessidade de atendimentos de média e alta complexidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e otimizando os recursos disponíveis”, completou Marcão.
A Conferência Municipal de Saúde contou a presença da a Dra. Nielse Cristina de Mello Fattori, apoiadora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS, a qual ministrou a palestra explicando sobre tópicos importantes para a Atenção básica, além de explanar sobre os quatro eixos debatidos durante o evento: Eixo I “Atenção Básica”; Eixo II “Vigilância em Saúde e Meio Ambiente”; Eixo III: tema “Planejamento; Gestão e Financiamento”, e Eixo IV: tema “SUS Digital.
Também elogiou as equipes de saúde e a gestão, pois existem indicadores que estão sendo trabalhados acima da média em Fartura e pontuou algumas ações que precisam ser incluídas no próximo plano de trabalho.
A secretária da Saúde ressalta que a conferência alcançou o objetivo de definir propostas concretas com a participação da sociedade, as quais nortearão o Plano Municipal de Saúde 2026/2029, com o objetivo da melhoria dos serviços de saúde.
Tanto o prefeito, quanto a secretária de Saúde agradeceram a presença ativa de todos e a equipe organizadora do evento. Eles também reforçaram que conferências como essa são fundamentais para se construir um SUS mais eficiente e humanizado.
“As propostas discutidas e aprovadas terão um impacto direto nas políticas de saúde, orientando nossos esforços para responder às reais demandas da nossa população”, finalizou Regiane Medeiros.
- Fartura