Nesta semana uma equipe da Cooperativa de Eletrificação Rural de Itaí – Paranapanema – Avaré LTDA (Ceripa), que é permissionária de distribuição de energia elétrica realizou uma coletiva no Restaurante Toa Toa, em Avaré para explanar sobre a mais nova conquista do grupo, que foi realizar uma travessia subaquática com linha elétrica de 11.400 volt por dentro da represa de Jurumirim, levando energia de Avaré para Arandu.
Essa é uma ação inédita no interior do estado de São Paulo, sendo mais frequente em litorais, sendo uma das ações mais conhecidas entre as praias de São Sebastião e Ilha Bela.
O objetivo é atender à solicitação de novas cargas elétricas por consumidores de energia elétrica nos loteamentos e propriedades rurais existentes no município de Arandu. “O sistema atual de forma aérea necessita contornar a represa de Jurumirim percorrendo larga distância, mais de 12 quilômetros e encontra-se no limite operacional do atendimento da carga existente. Após a conclusão das obras o trecho será reduzido a pouco mais de 700 metros. Considerando a perspectiva de carga a ser atendida nos próximos anos a solução que melhor atende do ponto de vista técnico e econômico é a implantação da travessia”, explica um dos representantes da Ceripa, Cláudio Albuquerque.
Para se ter uma noção, de 12 quilômetros para 700 metros é uma diferença abissal, que só pode ser encurtada graças estudos e trabalhos da Ceripa. “E se fosse pelos entornos da represa, além de ser bem mais longe, tem o perigo de animais em postes, árvores, galhos, etc. Sem falar que esses cabos (70 mm) subaquáticos têm tecnologia de ponta e têm vida útil de cerca de 50 anos”, ressalta Cláudio.
Ele ainda destacou que todo o projeto demorou, pois só para aprovação da Marinha foi um ano, mais seis meses até aprovação da CTG, entre outros trâmites, mas que é uma ação inédita e surpreendente no interior paulista.
“E isso não vai parar por aí, pois já temos diversas solicitações de outras localidades, onde querem realizar o mesmo procedimento”, conta.
O PROJETO - A travessia será localizada entre as coordenadas UTM E705914.11 e N7432080.37 na margem do lado do município de Avaré, ao lado do restaurante “TO a TOA” e coordenadas UTM E705303.19 e N7432138.62 na margem do lado do município de Arandu no Loteamento Terras de Santa Cristina I.
NAVEGAÇÃO - Com a travessia executada de maneira subaquática não haverá interferência no tráfego e segurança das embarcações no local.
O projeto foi previamente aprovado pela Marinha do Brasil e será observado o que dispõem a NORMAN-17/DHN quanto a sinalização do local.
Ainda, o projeto recebeu a aprovação da empresa CTG – Brasil, responsável pela operação da represa de Jurumirim e órgãos ambientais.
CARACTERISTICAS TÉCNICAS - A travessia sob as águas da represa de Jurumirim terá extensão de 700 metros, onde será empregado o cabo SUB EPR SWA com isolação 8,7/15 KV da marca Prysmian, cujas características são próprias para o emprego subaquático, com circuito trifásico e de bitola 70 mm². O lançamento do cabo será feito diretamente no leito da represa e naturalmente será acomodado devido ao peso próprio do cabo, onde a profundidade máxima será de 16 (dezesseis metros), nas extremidades o cabo será instalado em tubulação de apropriada e enterrado no solo.
No início e final da travessia será montado estruturas de transição da linha aérea para a subaquática em poste de concreto com chaves de manobra e proteção assim como para raios.
A CERIPA - A Cooperativa de Eletrificação Rural de Itaí – Paranapanema – Avaré LTDA (Ceripa) foi fundada em 20 de novembro de 1964 para levar a energia elétrica aos produtores rurais da região. Sua atuação foi fundamental para o crescimento de toda região que hoje é conhecida como sendo o celeiro do estado de São Paulo com sua agricultura irrigada com energia da Ceripa. Também o turismo desenvolveu com pujança sempre contando com a energia da Ceripa que também possibilitou a instalação de indústrias nos municípios de sua área de ação.
Desde 2008 a Ceripa passou para a condição de Permissionária de Distribuição de Energia Elétrica estando atendendo ao serviço regulado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.
Na última pesquisa do índice de satisfação do consumidor – Iasc que é realizada anualmente pela Aneel o Ceripa pontuou com 73,62 % considerado como BOM e refletindo a satisfação do consumidor da Ceripa com o serviço por ela prestado, nas concessionárias o índice pontuou em 67,38.
- Arandu
- Avaré