Centenário de Paulo Freire
Paulo Freire assim chamado carinhosamente Paulo Reglus Neves Freire, grande pesquisador e amante da educação brasileira
Nascido no dia 19 de setembro de 1921 em Pernambuco, oriundo de uma família de classe média formou-se em direito, mas através de oportunidades que surgiram ao longo de sua vida, dedicou-se a buscar melhorias para a educação brasileira, pois sempre acreditou e defendeu uma educação libertadora.
Durante a década de 60, uma das oportunidades presenteadas pela vida a Freire foi trabalhar como chefe de departamento da educação e cultura do serviço social de Pernambuco. A partir dessa experiência, Freire teve a oportunidade de presenciar a realidade dos adultos. Uma realidade considerada pelo pesquisador deprimente, pois, se a educação era para todos, por que a maioria dos adultos da região paraibana era analfabeta?
Neste momento, o ensino era voltado somente às crianças. Não havia métodos, muito menos uma escola para adultos. Com isso o analfabetismo e a evasão escolar só aumentavam.
Pensando numa solução para sanar ou amenizar essa defasagem na educação brasileira, Freire desenvolve um sistema de ensino e o aplica em um grupo de cortadores de cana-de-açúcar analfabetos da região paraibana. Esses cortadores aprenderam a ler e escrever em 45 dias.
Esse trabalho consistia em trazer a realidade do aluno para dentro da sala de aula. Todo o conhecimento e experiências de vida eram valorizados por Freire, a aprendizagem tornou-se então significativa e o ambiente acolhedor, onde o aluno sentia prazer em aprender.
Outra situação que incomodava Paulo Freire era a utilização de palavras infantilizadas no processo de alfabetização. Quando o aluno se apresentava no processo inicial de leitura e escrita, o professor fazia uso de palavras como bala, pirulito, doce, o que remetia a situação ao mundo infantil. Para freire, era necessário utilizar palavras do mundo adulto para ensinar adultos, tais como pagamento, ferramentas, etc.
Paulo Freire transforma a essência simplista do ato de ensinar e aprender. Para Freire, aprender estava além da utilização do giz e do quadro negro, da cópia insignificativa e esgotada de textos aleatórios. O ato de aprender era libertador.
O indivíduo que é capaz de ler e escrever muda sua realidade e a de quem está próximo, pois é capaz de interpretar e reinterpretar-se no papel de cidadão.
Diante da política atuante, esse poder de libertar-se que Freire estava dando aos seus alunos foi interrompido pelo regime militar. Por opor-se ao regime, Freire foi perseguido e exilado até a década de 80, quando retornou para o Brasil por meio da Lei da Anistia.
Ao retornar para o Brasil fundou o Instituto que leva seu nome e dá sequência ao seu trabalho.
Seu trabalho ficou conhecido mundialmente e é utilizado em muitas pesquisas. Vítima de um ataque cardíaco, Paulo Freire faleceu em 1997 deixando um legado e milhares de admiradores das suas obras.
Autora: Telma Cristina Ciano da Silva Ferri
Homenagem das Faculdades Integradas de Taguaí - FIT