No coração da Estância Turística de Avaré, um projeto silencioso, mas profundamente transformador, vem mudando vidas há seis meses. A Associação Paulista de Equoterapia (ASPEQ), atende 30 crianças neurodivergentes e neuropatológicas, que participam semanalmente de sessões de equoterapia — um momento mágico em que o cavalo, o terapeuta e o aluno se conectam de forma única, despertando emoções e evoluções impressionantes.
É impossível não se emocionar ao ver os olhinhos brilhando de quem, pela primeira vez, fala uma palavra, dá um passo com mais firmeza ou simplesmente sorri ao tocar no pelo do cavalo. A ASPEQ está sediada junto ao Recinto da Emapa, regulamentada, após criação de Lei Municipal, formulada pelo prefeito Roberto Araujo (PL) e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.
Ali, cada conquista é celebrada como uma vitória coletiva. Há uma sintonia que transcende palavras: entre criança e cavalo nasce uma conexão profunda, baseada em confiança, calma e afeto. Quem idealizou esse movimento de amor foi Sandra Góes, presidente e fundadora da associação. Com coragem, sensibilidade e visão, ela criou a ASPEQ como um espaço de acolhimento e desenvolvimento para todas as pessoas neurodivergentes e neuropatológicas.
Ao lado dos coordenadores técnicos Daniele Gil Pinheiro e Jonathan de Paula, Sandra Góes sustenta o projeto com recursos próprios. “A lista de espera cresce a cada semana. As mensagens pedindo uma vaga não param de chegar. Nosso maior sonho é poder atender todos. Estamos atrás de apoio”, desabafou Sandra.
Atualmente, a ASPEQ atende 15 crianças por semana, totalizando 30, alternando os grupos quinzenalmente. São três cavalos - um deles resgatado - que fazem parte dessa missão. “O espaço já está sendo preparado para receber novos animais, mas a estrutura precisa crescer, e a contratação de novos profissionais é urgente. Tudo isso exige recursos”, comentou Sandra Góes.
Estudos mostram que a equoterapia pode acelerar em até 50% o desenvolvimento físico, emocional e social dos praticantes. A ASPEQ é prova viva disso.
Como ajudar: Doe amor, doe saúde, doe esperança – um movimento que transforma vidas.
Pix ( CNPJ ): 55.910.417/0001-83
Informações e apoio: (14) 99860-5447
- Avaré