Nos três primeiros meses de 2022 a cidade de Avaré registou um aumento nos casos de dengue no município. Segundo boletim informativo da Secretaria Estadual de Saúde, foram 34 casos registrados até o final de março.
E desses casos, 29 são autóctones, ou seja, que foram contraídos no município. Os outros 5 casos são importados, ou seja, contraídos em outra cidade.
E março foi o que teve maior casos do vírus, sendo 24 pessoas contaminadas apenas neste mês. Os dados de abril ainda não foram divulgados.
A Secretaria Estadual de Saúde alerta que a mobilização dos moradores é fundamental para evitar que a doença se espalhe. A principal medida para conter o mosquito da dengue, o Aedes aegypti, é eliminar qualquer local onde haja água parada.
DENGUE
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes, sendo que todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Febre alta > 38°C; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.
A infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Segundo o Ministério da Saúde, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.
- Avaré