Devido à alta de casos e aumento de leitos ocupados em UTIs pro coronavírus, a cidade de Avaré e outras da região, que fazem parte do Departamento Regional de Saúde (DRS) saem da fase três (amarela) da flexibilização e retornam a fase dois (laranja), que prevê medidas mais criteriosas ao combate da pandemia.
Com isso, bares, restaurantes e similares (podendo operar apenas como delivery e drive thru), assim como salões de beleza e barbearias voltam a fechar.
Porém, mesmo antes dessa decisão, o prefeito de Avaré, Jô Silvestre já tinha dito que mesmo a cidade podendo operar na fase três (amarela), o Comitê de Combate ao Coronavírus da cidade optou por trabalhar na fase dois (laranja), exatamente pelo aumento de casos recentes.
Ele ainda destacou que caso o contágio cresça de forma considerável na cidade, pode ser baixado um decreto para fechar novamente o comércio. E voltar a funcionar como antes, permitindo apenas os serviços essenciais, como: mercados, padarias, açougues, quitandas, outros segmentos de gênero alimentícios, unidades bancárias, lotéricas, entre outros. Sendo assim, voltando à fase um (vermelha).
“Vivemos um momento delicado, por isso mesmo com o projeto do governo prevendo maior flexibilidade, nós optamos por ser mais cautelosos e ainda não autorizamos, por exemplo, abertura de bares, restaurantes e similares, como prevê a faixa amarela. E digo mais, caso os contágios aumentem, podemos regredir para faixa um (vermelha), onde só voltam a funcionar os serviços essenciais”, disse Jô.
Estava marcada uma reunião do Comitê de Combate ao Coronavírus de Avaré para esta sexta-feira, 12 de junho, que poderia ver novas medidas a serem tomadas na cidade.
DADOS DO CORONAVÍRUS
Segundo dados da Prefeitura de Avaré, colhidos através da Secretaria Municipal de Saúde, na sexta-feira, 12 de junho, a cidade contabilizava 86 casos confirmados de coronavírus, sendo que: 55 pacientes já se curaram; 21 estão em isolamento domiciliar; oito morreram; e dois estão internados na Santa Casa de Avaré. Tem ainda seis pacientes com suspeita da doença que aguardam resultado de exames, dos quais dois estão hospitalizados na Santa Casa de Avaré; e 606 casos descartados, incluindo os exames feitos em laboratórios particulares.
- Avaré