Recentemente uma equipe da FIT (Faculdades Integradas de Taguaí) filmou e produziu um vídeo falando que mesmo com esse momento delicado da pandemia, o setor de agronegócios no Brasil cresceu.
Segundo dados do IBGE se comparar o último trimestre de 2019, com esse primeiro de 2020, a agropecuária teve aumento de 0,6%, e se comparar com o mesmo período de 2019 (primeiro trimestre) o crescimento foi ainda maior, chegando a 1,9%.
A agropecuária foi o único setor produtivo do Brasil que teve crescimento.
Segundo o produtor de leite, o farturense Leandro Simi, felizmente a pandemia não atrapalhou sua produção e venda. “Para nós aqui da propriedade não tivemos problemas. A empresa que capta nosso leite continua mantendo os preços e a associação entrega normalmente. No início da pandemia, em meados de março eu estava produzindo 900 litros de leite ao dia, agora no mês de junho a produção saltou para 1500 litros por dia”, conta.
O economista e diretor da FIT, Renato Barberio frisou que neste ano de 2020 o país terá uma retração no PIB de 5 a 7%, porém o agronegócio talvez cresça. “Há indicadores que falam deste crescimento. Toda a cadeia produtiva saiu ilesa da pandemia, desde o fornecimento de suplementos, adubos, fertilizantes, até entrega para consumidor final, passando por distribuição, supermercados, vendas e a chegada ao consumidor por meio de delivery, tudo foi mantido. Então o setor além de sair ileso tem perspectivas de crescimento e com dólar em alta a rentabilidade dos produtores é maior”, destaca.
- Taguaí