A sexta-feira, 25 de setembro, começou a vigorar novo decreto em Fartura, que dispõe sobre a suspensão das aulas e atividades presenciais nas escolas da cidade neste ano de 2020, em função da pandemia de covid-19.
Desde o mês de julho estão sendo discutidos protocolos para poder retornar as aulas na região. Mas, já no mês de setembro, após uma reunião na Amvapa, todos os prefeitos decidiram por unanimidade, que cada município faria os seus levantamentos para ajustar os respectivos decretos municipais.
Segundo a coordenadora de Educação, Jovana Leite foi feita uma pesquisa com as famílias de alunos da rede municipal, com a pergunta: “Você apoiaria que seu filho voltasse à escola?”, com as opções “sim” ou “não”.
Em relação às famílias de alunos da rede municipal, 78,3% não apoiaram o retorno das atividades presenciais nos colégios. A rede particular também foi público-alvo da mesma pesquisa e apresentou índices semelhantes, segundo Jovana.
Ela explicou que as administrações municipais receberam um documento do Governo do Estado de São Paulo que atestava que há um consenso entre especialistas de saúde que a interrupção das aulas, no mês de março, contribuiu para evitar o contágio da covid-19 entre as crianças. Esse documento foi pauta de uma reunião do Conselho Municipal de Educação, que decidiu também por unanimidade continuar a suspensão das aulas presenciais até o fim do ano letivo nas redes municipal, estadual e privada.
- Fartura
- Geral