Neste sábado (24) o município de Timburi completou 72 anos de emancipação Política e Administrativa.
Sonho desde o inicio dos anos 40 e que começou a ganhar força no ano de 1947, com a eleição de Bartolomeu de Andrade e Silva para vereador em Piraju representando o distrito. Quando Andrade tomou posse em 1948, infelizmente encontrou muitas barreiras, pois |Piraju era contra a emancipação e quase nada pode fazer, porque já tinha sido criada uma Comissão Pró-emancipação em meados de 1947 compostas; por Nelo Gatti (Presidente) e os membros João Vieira Campos, Alipio Dantas Shimidt, Amaro Coelho de Andrade, João Gil Martins, José de Oliveira Marques, Pinho Góes, José Assis Paiva, Bento Fernandes, Naruii Piacenço e Heitor Gatti.
“Com a eleição de Sylvestre Ferraz Egreja para deputado estadual começou a se concretizar a nossa emancipação, pois ele foi sem duvida uns dos grandes incentivadores e trabalhou muito para que conseguíssemos virar município, tanto na aprovação do plebiscito na Assembleia Legislativa e na orientação da comissão chegando até a pagar impostos atrasados do pequeno Distrito, cobrado por Piraju. A comissão percorreu todo o município para pegar as assinaturas e cadastrar todos moradores com direito a voto. Durante o dia o trabalho era feito na cidade e a noite, inclusive muitas das vezes até de madrugada eram feita nas fazendas e Sítios este procedimento”, comentou Marcos Ambiel.
A tão esperada eleição para o desmembramento de Piraju foi realizada em 24 de outubro de 1948. O resultado foi muito comemorado pelos moradores de Timburi, pois por maioria de votos foi aprovada a emancipação. Houve apenas oito votos contrários. A primeira eleição foi realizada no dia 13 de março de 1949 e a posse do primeiro prefeito eleito, Francisco Viana e o vice João Vieira Campos ocorreu em 02 de abril de 1949.
A primeira Câmara Municipal ficou constituída da seguinte forma: Leonel Mantovani Gatti (presidente), João Viana Simões (secretário) e os vereadores Moacir Ferreira, José Zanforlin, Alcides Alves de Andrade; José de Oliveira Marques; Lazaro da Silva Pinto, Lindolpho Camargo Alves, Erminio Maranho, José Noronha Viana, Camilo dos Passos Freitas e Teodoro Oliveira Lima.
“Timburi deve sem dúvidas a Sylvestre Ferraz Egreja que aqui morou, constituiu sua família, onde nasceram alguns de seus filhos, incluindo o deputado federal constituinte, José Egreja e a estes ilustres cidadãos mencionados acima, a sua emancipação e a independência de Piraju. Muitas dessas pessoas, na sua maioria simples, com poucos recursos, mas que se fortaleceram, lutaram muito e não desistiram frentes as dificuldades da época, para emancipar Timburi. Nosso povo é valente, guerreiro e não desiste dos seus objetivos, acredito que é uma das características predominantes que perpassa diversas gerações,”, finaliza Marcos Ambiel.
Vale mencionar que desde o início da emancipação de Timburi, o município contou com 13 prefeitos nos 19 mandatos e 173 vereadores.
Prefeitos de Timburi desde a emancipação
- Francisco Viana (2 mandatos)
- Lázaro Fernandes Pinheiro
- João Viana Simões
- José de Souza Assis
- José Noronha Viana (2 mandatos)
- José Moreira de Amorim
- Diéde Loureiro Júnior
- José Francisco das Neves (3 mandatos)
- Paul Anton Josef Bannwart (2 mandatos)
- Joaquim Tavares de Barros Filho (Quincas)
- Paulo César Minozzi (3 mandatos)
- Luiz Cabral Zurdo
- Romualdo Pozza da Silva