Seguindo uma diretriz de Rotary International, que está trabalhando incessantemente para divulgar a importância da vacinação das crianças de 0 a 4 anos contra a poliomielite, o Rotary Club de Avaré se movimentou, mais uma vez, em prol da causa.
Durante o sábado, 17 de outubro, os rotarianos percorreram as ruas dos bairros Mário Emílio Bannwart e Alto entregando folders alusivos à campanha.
POR QUE DEVO VACINAR MEU FILHO?
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus, cuja incidência maior se dá em crianças menores de quatro anos.
Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.
E O QUE O ROTARY TEM FEITO?
Livrar o mundo da poliomielite é a principal meta do Rotary. Desde 1979, junto com seus parceiros, investe bilhões de dólares em pesquisas, vacinação, conscientização e conseguiram reduzir os casos da poliomielite em 99,9%. Nesse meio tempo, ajudou a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a pólio, em 122 países. Falta muito pouco para erradicar a poliomielite, mas é preciso da ajuda de todos.
O PROBLEMA:
Muitas mães e pais não vacinam seus filhos! Apesar do país não ter casos de poliomielite registrados há 29 anos, a resistência de pais e mães em imunizar os seus filhos contra a doença tem aumentado o risco de novos casos.
Por isso, se você tem filho na idade entre 0 a 4 anos, procure o Posto de Saúde mais próximo e pergunte sobre a vacina, que é totalmente gratuita.
(Texto de: José Renato Fusco - Da Comissão de Imagem Pública do Rotary Club de Avaré).
- Saúde
- Avaré