Nos dias 13 e 14 de setembro, aconteceu a culminância do projeto de literatura desenvolvido com os estudantes do Ensino Médio, na E. E. Monsenhor José Trombi. A ação é uma iniciativa da professora Mirian Calisto, da Sala de Leitura, em parceria com professores, equipe gestora, grêmio estudantil e convidados. Denominado “Café Literário”, o projeto é realizado anualmente desde 2005, objetivando oportunizar aos estudantes o acesso à literatura, aos clássicos dos vestibulares e às produções contemporâneas relacionadas às temáticas propostas pela SEDUC (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo). Esse ano, o tema em pauta foi Feminismo, “Mulheres que ressoam, vozes que transbordam suas escrevivências”. O evento ocorreu em dois momentos e contou com o engajamento de toda equipe escolar.
Na noite de quarta-feira, dia 13, houve a exposição das obras lidas: “Pequena coreografia do adeus”, de Aline Bei, “Malala”, autobiografia de Malala Yousafzai, “Redemoinho em dia quente”, de Jarid Arraes, “Niketche”, de Paulina Chiziane e “Insubmissas lágrimas de mulheres”, de Conceição Evaristo. Várias apresentações compuseram a socialização do resultado de três bimestres de estudos, pesquisas, análises e produções relacionadas aos livros trabalhados. Os estudantes participantes compartilharam seus saberes sobre as histórias, encantaram a plateia com números de dança, belas músicas, vídeos produzidos a partir das leituras, encenações, além de poemas de autoria própria. Foi uma noite única e memorável, na qual a escola teve o prazer de receber a advogada feminista, mestre em Ciência Jurídica e primeira-dama do município de Fartura, Débora Garcia Duarte e a advogada Sandy Reis, da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher, convidadas ilustres e grandes parceiras da escola, para palestrar sobre a temática, apresentando aos presentes os objetivos da nova Coordenadoria da Mulher, a fim de conscientizar a comunidade sobre a importância da liberdade cidadã e da busca por autonomia, liberdade e igualdade em todos os espaços da sociedade. Também tivemos a presença de representantes da Câmara Municipal, presidente João Alexandre Buranello Sobrinho e vereador Bruno Guazzelli Durço, que estiveram participando do evento, demonstrando seu apoio e incentivando os estudantes. Familiares, convidados da ETEC (Escola Técnica Estadual) de Fartura, representantes da Diretoria de Ensino, colaboradores, patrocinadores e demais convidados puderam prestigiar o projeto e degustar comidas e bebidas referentes ao contexto dos livros estudados.
No dia seguinte, o evento contou com a importante presença do professor Odair Oliveira, que divulgou sua obra “Peripécias de uma formiga preguiçosa” e das professoras Maria Isadora Rosolém, mestranda pela UEL, e Amanda Amaral, doutoranda pela USP, que conversaram sobre a literatura afro-brasileira, trazendo em pauta importantes nomes e suas contribuições para a construção de uma sociedade mais igualitária, respeitando as diversidades e o multiculturalismo. Os estudantes também tiveram a honra de participar de uma excelente palestra realizada pelas advogadas Débora G. Duarte e Sandy Reis, que discorreram sobre tipos de violência, Lei Maria da Penha e as funções da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, enfatizando a importância de procurar ajuda e não se calar diante de situações nas quais haja opressão, atitude vexatória, preconceito ou qualquer tipo de violência. Convidados especiais, os estudantes da APAE, das escolas municipais João Batista de Oliveira e Miguel de Góes Vieira, do colégio Cefar e da E. E. Coronel Marcos Ribeiro, também estiveram presentes nas importantes palestras realizadas e na contação de história da vovó Doroteia, feita com muito carinho e maestria pela professora supervisora de ensino da Diretoria de Piraju, Maria Inês Petrini. Para encerrar, a escola realizou uma gincana contendo brincadeiras, desafio e perguntas relacionadas ao assunto desenvolvido no projeto. Foram dois dias de muito aprendizado, trocas de ideias, informações e conscientização sobre feminismo, literatura e leis que objetivam maior equidade, liberdade e oportunidade para o efetivo exercício da cidadania.
A escola Trombi agradece a todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboraram para o êxito do projeto. Nosso reconhecimento, consideração e apreço aos estudantes, familiares, responsáveis, patrocinadores, autoridades presentes, Diretoria de Ensino de Piraju, à gestão atual da Prefeitura Municipal de Fartura, que tem se destacado no trabalho singular pela educação farturense, ao professor e maestro Eraldo Guilherme Richter, à empresa Móveis Planejados Humberto Dognani, ao Casarão e à Funerária Bom Jesus.
Obrigada por todo apoio e auxílio prestado!