Alinhada com o modelo de gestão Jeito de Cuidar, adotado pela Unimed Brasil, a singular da Cooperativa Médica em Avaré aderiu ao programa, que tem como objetivo principal colocar o cliente no centro de todas as ações, dinamizando o atendimento de qualidade, tornando-o cada vez mais humanizado e eficiente.
Inspirado na Essência da marca, o Jeito de Cuidar Unimed pretende proporcionar uma experiência positiva ao beneficiário em toda a sua jornada, alicerçada no cuidado e no relacionamento positivo com cooperados, colaboradores e prestadores da cooperativa. A implementação do programa inclui etapas com abordagens diferentes, visando conscientizar todos os envolvidos da necessidade de evoluírem comportamentos, atitudes e práticas de gestão organizacional
A Unimed Avaré já deu os primeiros passos para colocar o programa em prática. A enfermeira coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Ana Maria Gambini, a coordenadora de Recursos Humanos, Gabriele Rodrigues, e a coordenadora das áreas de Relacionamento com o Cliente (CRM) e Ouvidoria, Márcia Rocha, multiplicadoras do programa, participaram de dois treinamentos em 2024.
Realizado na sede da Unimed do Brasil, o primeiro treinamento teve como objetivo capacitar e formar as multiplicadoras responsáveis pela implantação do programa Jeito de Cuidar na Unimed Avaré.
O segundo encontro, ocorrido na singular de Avaré, foi conduzido por lideranças da Unimed Centro-Oeste Paulista - Federação Intrafederativa das Cooperativas Médicas e contou com a participação dos médicos Nilton José Gonçalves, presidente da Unimed Avaré e padrinho do projeto Jeito de Cuidar, Valmir Kuniyoshi, diretor administrativo da Cooperativa. Nesse treinamento, aconteceram uma reunião de sensibilização e um workshop de diagnóstico. “O evento foi marcado por muitas trocas de experiências e cooperação entre os colaboradores que fazem parte do Grupo Integrador, formado pelos gestores, coordenadores e lideranças informais do projeto”, comentou Márcia Rocha.
O presidente da Unimed Avaré e padrinho do projeto lembra que cuidar da saúde das pessoas foi o propósito que motivou a união de médicos para a criação do que é hoje o maior sistema cooperativista de saúde do mundo. “O programa Jeito de Cuidar Unimed representa uma evolução natural dos princípios que movem nossa cooperativa, fortalecendo ainda mais a cultura do bom atendimento e relacionamento com o cliente por meio de comportamentos e atitudes positivas em todas as áreas da instituição”, ressalta o médico Nilton Gonçalves.
Jornada do Cliente: principal tema de encontro nacional
Com o tema central “A jornada do cliente como pilar estratégico da Unimed”, o 4º Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, promovido pela Unimed do Brasil, na capital paulista, nos dias 25 e 26 de novembro, incluiu em sua programação o programa Jeito de Cuidar Unimed. Reunindo profissionais de todo o Sistema Unimed, o evento discutiu tendências e práticas que contribuem para o desenvolvimento de uma abordagem de negócios centrada no cliente, além de explorar vivências de mercado e cases de sucesso.
“Nesse momento em que a Unimed Avaré está em fase de implantação do Jeito de Cuidar, o encontro foi uma excelente oportunidade para enriquecer nossos conhecimentos sobre o programa”, ressaltou o gestor de Comunicação e Marketing da singular de Avaré, Aldemir Soares, que participou do 4º Encontro da Marca, juntamente com Márcia Rocha e Gabriele Rodrigues, multiplicadoras do projeto.
Em 2025, a Unimed Avaré dará andamento à implementação do programa e, após a etapa de capacitação e sensibilização de toda a diretoria e líderes da Cooperativa, a equipe de colaboradores colocará em prática ações voltadas ao cuidado integral dos beneficiários. O Jeito de Cuidar será permanente e contará com a participação ativa de médicos e equipes responsáveis pelo atendimento diário dos beneficiários.
Assessoria de Imprensa - Unimed Avaré - Jornalista Ana Maria Ribeiro
- Avaré