O Centro Universitário Sudoeste Paulista celebra uma conquista histórica, a Autorização pelo Ministério da Educação para oferecer o curso de graduação em Medicina. Em uma coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (11), a direção destacou a importância desse marco tanto para Unifsp quanto para a região de Avaré que agora terá um significativo crescimento na área da saúde e educação.
A mesa foi composta pelo presidente da Instituição Chaddad de Ensino e reitor da Unifsp Dr. Alexandre José Braga Chaddad, pela vice-reitora jurídica, Dra. Maria Cristina Chaddad Botafogo, pelo vice-reitor acadêmico Irineu Leonardo Junior, pelo vice-reitor Giuliano José Chaddad Boldrini e pelo vice-reitor administrativo Eduardo José Boldrini, prefeito de Avaré Jô Silvestre, representante da secretária de saúde de Avaré Michele Tavares e o provedor da Santa Casa de Misericórdia Miguel Chibani.
Em seu discurso, Dr. Alexandre Chaddad mencionou que a autorização veio através da portaria 307/24, publicada no Diário Oficial da União no dia 5 de julho, permitindo 60 vagas anuais para o curso de Medicina. Com essa autorização, a expectativa é que o curso receba até 360 alunos simultaneamente em seis anos. Dr. Alexandre Chaddad ressaltou o impacto positivo que essa novidade trará para a cidade, incluindo a movimentação do mercado imobiliário, restaurantes, e outros serviços.
“É um curso que tem uma atratividade nacional então, pessoas até de outros estados focam no estado de São Paulo para estudar Medicina, no geral. E Avaré, com certeza, estará no radar dessa procura, porque, além de ser um curso autorizado pelo MEC, uma instituição que tem 25 anos de história, um centro universitário, Avaré é uma cidade muito bacana para morar, uma cidade muito boa, atrativa, bonita, uma cidade segura” completou.
O processo para a autorização do curso começou em dezembro de 2021, com a entrada do pedido no MEC. Em dezembro de 2022, a Unifsp recebeu a visita de uma comissão de avaliadores do MEC, que avaliou a infraestrutura, o corpo docente e o projeto pedagógico da instituição. A Unifsp recebeu nota máxima em infraestrutura e ótimas avaliações nos outros critérios. A partir dessa análise, o curso foi autorizado, após a decisão favorável do Supremo Tribunal Federal sobre a abertura de novos cursos de medicina.
O professor e vice-reitor Irineu explicou que a proposta do curso inclui um sistema de ensino baseado em PBL (Problem-Based Learning), onde os alunos terão contato prático desde o primeiro semestre, trabalhando diretamente com a comunidade em postos de saúde e outras unidades.
“O curso de medicina hoje de acordo com as diretrizes que foram estabelecidas em em 2014 ela modificou a forma de trabalho do curso, em resumo o aluno faz a teoria e a pratica ao mesmo tempo” explicou o professor.
A expectativa agora é grande para o início das aulas, com o primeiro vestibular agendado para 4 de agosto deste ano, e o início das aulas logo em seguida, ainda no segundo semestre de 2024.
Serviço - Para mais informações sobre o curso e o processo seletivo, interessados podem acessar o site https://unifsp.edu.br/ Campus de Avaré da Unifsp fica na Av. Prof. Celso Ferreira da Silva, 1001 - Jardim Europa I. Telefone (14) 3711-4023.