O Centro Universitário UniFSP celebrou seus 25 anos de história e a instalação do Curso de Medicina com um brilhante evento de gala no município de Avaré
A comemoração aconteceu na noite de sábado, dia 30 de novembro no Vila Verde Hotel.
A festa contou com a presença de seus dirigentes, coordenadores de curso, professores, alunos, egressos e autoridades de todas as cidades da região, marcando um quarto do século dedicado à educação de excelência, acolhendo gerações e transformando a realidade social das pessoas.
Foi realizada uma apresentação da história do Centro Universitário, com a palavra emocionante dos dirigentes e líderes, o reitor dr. Alexandre José Braga Chaddad relembrando momentos marcantes da trajetória da instituição, fazendo um agradecimento especial ao corpo docente e aos colaboradores que contribuíram para o sucesso da universidade ao longo dos anos.
Em um momento de emoção, dr. Alexandre também homenageou seu pai dr. Esber Chaddad, que, segundo suas palavras, foi uma figura fundamental em sua vida pessoal e profissional, que assim foram:
“Gostaria de agradecer a todos que trabalharam e trabalham na instituição, especialmente ao meu pai, que infelizmente não está mais conosco. Ele me ensinou que o trabalho é a base de todas as conquistas. Este legado vive em cada passo que a UniFSP dá rumo ao futuro,” declarou Alexandre.
O vice-reitor acadêmico, Professor Mestre Irineu Leonardo Junior, destacou a relevância do papel social da universidade e agradeceu a família Chaddad pelo compromisso em investir no ensino de qualidade e relembrou pessoas importantes que construíram a história da universidade.
“O professor Reginaldo, que nos deixou há 15 anos, e o professor Rubens, que nos deixou no início deste ano, tiveram um papel fundamental para que nos tornássemos quem somos hoje. Grande parte do nosso sucesso é fruto do trabalho e dedicação desses dois grandes educadores. Meu agradecimento sincero a ambos e a todos que contribuíram para essa trajetória,” declarou o professor Irineu.
O vice-reitor Giuliano Buldrini Chaddad também se pronunciou demonstrando que a UniFSP beneficiou mais de 10 mil alunos pelos programas FIES, Prouni, Escola da Família, UniFSP Social, além das bolsas de estudos concedidas aos Melhores Alunos do Ano dos municípios da região.
A chanceler e vice-reitora jurídica, Dra. Maria Cristina Braga Chaddad Botafogo destacou as conquistas sociais e acadêmicas da UniFSP ao longo dos anos.
“A instituição de ensino não apenas forma alunos em carreiras como Direito, Medicina, Biomedicina, Biologia e tantas outras. Há 25 anos, também prestamos serviços à população. Nossos alunos realizam, gratuitamente, uma média de 20 mil atendimentos anuais a pessoas encaminhadas pelas prefeituras para áreas como Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Nutrição. Uma das funções sociais da universidade é oferecer esses serviços à comunidade, e nosso trabalho, graças a Deus, sempre foi bem recebido e reconhecido pela sua qualidade. Um exemplo desse reconhecimento é a parceria que mantivemos durante quatro anos com o Instituto Neymar Júnior, em Praia Grande. Nossos professores iam até o instituto, onde atendem muitas crianças carentes da região, para ministrar aulas sobre saúde bucal e psicologia para os pais. Essa colaboração foi um reflexo não só do reconhecimento da região, mas também da qualidade e excelência do nosso trabalho, que ultrapassa os limites da nossa área de atuação e chega a outros lugares”, ressaltou Maria Cristina.
Um legado de educação e inovação
Fundada com o objetivo de oferecer ensino superior de qualidade em Avaré e região, a UniFSP iniciou suas atividades em 1999, com o curso de Secretariado Executivo Trilíngue. Desde então, a instituição cresceu exponencialmente, ampliando seu portfólio para mais de 30 cursos, incluindo Medicina Veterinária, Engenharia, Odontologia e Direito.
Em 2018, um marco na trajetória da instituição foi o reconhecimento como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC), consolidando-se como a maior e mais respeitada instituição privada de ensino superior do sudoeste paulista.
Curso de medicina
Em 2024, ano em que celebra 25 anos de história, a UniFSP vive um momento inesquecível com o início do tão sonhado curso de Medicina. A primeira turma teve início no segundo semestre deste ano, trazendo novas possibilidades para a região de Avaré. Esse marco representa não apenas um avanço acadêmico, mas também uma transformação para a saúde e a educação, consolidando a UniFSP como uma referência de excelência e inovação em seus próximos anos de história.
Compromisso com o futuro
Hoje, a UniFSP é referência em ensino, pesquisa e extensão, impactando diretamente a comunidade de Avaré e região por meio de clínicas universitárias, projetos sociais e iniciativas voltadas à sustentabilidade e à cidadania.
“Mais do que uma instituição de ensino, somos um elo entre o conhecimento e a transformação social. A celebração dos 25 anos é, ao mesmo tempo, um marco e um ponto de partida para novos desafios e conquistas”, concluiu o Reitor Dr. Alexandre Chaddad.
A noite especial reafirmou o compromisso da UniFSP com a excelência acadêmica e o desenvolvimento regional, deixando clara a sua missão de continuar sendo uma ponte para um futuro mais promissor para milhares de estudantes, com o descerramento das placas comemorativas dos 25 anos de existência e da instalação do Curso de Medicina.
Parabéns a família UniFSP!