A dengue continua a ser uma preocupação na região, pois ainda há transmissão da doença, a mobilização da comunidade é essencial para combater a dengue.
Com a chegada da temporada de chuvas, o risco de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, aumenta. Por isso, os agentes de endemias de Taguaí estão intensificando suas ações em parceria com as equipes das Estratégias Saúde da Família.
Dentro das ações dos agentes de endemias com os agentes comunitários de saúde, destaca-se e a visita compartilhada às residências para realizar vistorias. Durante essas visitas, os agentes ensinam os residentes a como cuidar e evitar o acúmulo de água em recipientes.
Caso algum recipiente não possa ser eliminado, é aplicado larvicida e os moradores são orientados a fazer a troca da água com frequência. Os principais focos de larvas no município têm sido detectados em vasos de plantas com água (usada para criar raízes), tambores, latas de obras e piscinas.
“É fundamental que cada cidadão faça sua parte. Pequenas atitudes, como manter caixas dos aquecedores solar tampadas, limpar calhas e evitar o acúmulo de água em pratos de plantas, podem fazer toda a diferença”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Taguaí, enfermeira Fabiola.
- Taguaí