Timburi regridiu para a fase 2, laranja, do Plano São Paulo de flexibilização da economia. O anúncio foi feito pelo governo estadual durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (21).
O município é da região de Itapetininga e integram o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília (SP), que foi reclassificado da fase amarela para a fase laranja.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo município, Timburi contabiliza 15 confirmações e uma morte por covid-19.
No início de agosto, o governo anunciou mudanças nos critérios para que as regiões avançassem para a fase amarela do Plano SP.
Contudo, segundo o governo, as regiões de Registro e Marília apresentaram alta nas internações, o que resultou na reclassificação.
No final de julho, o governo também anunciou mudanças nos critérios necessários para que uma região passasse da fase laranja para a amarela. Anteriormente, era preciso que a taxa máxima de ocupação de leitos de UTI fosse de 70%, mas o percentual indicado passou a ser de até 75%.
A cor no mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes. Esses indicadores são avaliados com dados de mortes, casos e internações por covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região.
As regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada sete dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).
Os critérios que baseiam a classificação das regiões são:
Ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs);
Total de leitos por 100 mil habitantes;
Variação de novas internações, em comparação com a semana anterior;
Variação de novos casos confirmados, em comparação com a semana anterior;
Na fase verde também é considerado óbitos e casos para cada 100 mil habitantes;
Esses critérios definem em qual das cinco fases de permissão de reabertura a região se encontra:
Fase 1 - Vermelha: Alerta máximo. Permitido o funcionamento apenas de serviços essenciais.
Fase 2 - Laranja: Controle. Também podem reabrir imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings podem reabrir, mas com restrições.
Fase 3 - Amarela: Flexibilização. Também podem reabrir salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais com público sentado podem funcionar, mas com restrições.
Fase 4 - Verde: Abertura parcial. Também podem reabrir eventos, convenções e atividades culturais com público em pé poderão voltar a acontecer quando houver uma estabilidade de quatro semanas do estado de São Paulo na fase verde (4), também com restrições.
Fase 5 - Azul: Normal controlado.
Informações do G1/TV TEM Itapetininga
- Timburi
- Região