Nesta semana 11 servidores públicos municipais de Fartura pediram afastamento de suas funções, em virtude que são pré-candidatos a vereadores no município.
A equipe do jornal Sudoeste do Estado entrou em contato com algumas dessas pessoas para ver se eles são mesmo pré-candidatos ou se afastaram por outros motivos.
A assistente social Patt Braga é pré-candidata pelo PDT, ela disse que optou por se colocar a disposição, pois se cansou de terceirizar escolhas. “Na política não tem jeito, ou você decide o que fazer, ou alguém decide por você. É importante mostrar que um político não precisa ser homem, e que esse espaço deve acolher a todos e todas, para ter uma maior representatividade social. Precisamos superar esse senso comum, e desmistificar esse espaço tido por inacessível. Nós podemos e devemos ocupar essas cadeiras; a política precisa ter gente como a gente”, ressaltou.
O agente operacional Márcio Prestia já concedeu entrevista antes destacando que é pré-candidato pelo DEM, pois queria lutar pelo funcionalismo público. Ele que é morador da Vila Nossa Senhora de Fátima, acredita que o local sempre é visitado em período eleitoral e depois esquecido pelos administradores.
O agente operacional Laerte Mendes, popularmente conhecido por Laerte da Ciretran, é filiado ao PSDB, e anteriormente já deu entrevista dizendo que é pré-candidato. É uma pessoa que desde jovem se interessou por política e acredita que o quadro político em Fartura precisa de renovação urgentemente.
O motorista Luiz Martins de Oliveira, popular Luizinho Timburi é outro que já deu entrevista antes do afastamento, onde declarava ser pré-candidato pelo DEM. Ele é funcionário público na cidade há 15 anos, atuando como motorista de transporte público rural.
A agente comunitária de saúde, Joseandra Dognani foi outra que em matéria publicada no jornal Sudoeste do Estado já tinha afirmado ser pré-candidata pelo PL. Ela é conhecida por ser uma pessoa que luta por direitos iguais, além de ser uma das poucas pessoas nesta eleição que é da comunidade Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT).
A agente administrativa Jéssica Elizandra de Lima foi outra que antes já tinha destacado que era pré-candidata pelo DEM. Ela cursa Administração de Empresas e há sete anos trabalha no setor da Saúde da Prefeitura de Fartura, tendo já atuado no Posto da Vila de Fátima e atualmente está no Centro de Saúde.
A auxiliar de desenvolvimento infantil, Mara Rosângela de Oliveira Viana é filiada ao PSB sendo pré-candidata pelo partido. Ela é diretora do Projeto Espaço Amigo (serviço de convivência e fortalecimento de vínculos) desde 2012, mas já atua no projeto há 30 anos. E antes disse ela era monitora de oficinas.
Ana Flávia da Silveira Louvison é funcionária pública municipal há 13 anos, ela é filiada ao DEM. “Quero trabalhar em prol a nossa cidade, pois estamos tendo muito desemprego para nossos jovens farturenses e vejo a falta de moradia própria pra muitas famílias. Também precisamos de mais médicos com mais especialidades”, destacou.
O restaurador de livros Marcos Roberto da Silva (Marquinho Baiano) é funcionário público municipal e filiado ao DEM. Ele foi candidato a vereador na última eleição, tendo ficado de suplente. “Sempre gostei da política no seu verdadeiro sentido, o de servir e não ser servido, pois penso que a capacidade de servir e de dar a vida, é que determina a grandeza de uma pessoa. E que a nossa vida só tem sentido, quando trabalhamos com amor e empatia, respeitando uns aos outros e procurando fazer um mundo melhor para viver”, ressaltou.
Já Julielli de Chechi Rodrigues, que era comissionada no cargo de coordenadora de Cultura, pediu exoneração para ser pré-candidata pelo Cidadania. Ela que é atriz e publicitária, cursa o primeiro ano de Jornalismo e tem notoriedade na área cultural, nas suas mais diversas ramificações, além de atuar e ser professora de Zumba, é conhecida por ser uma pessoa comunicativa e expressiva.
A redação do Jornal Sudoeste do Estado tentou entrar em contato com os outros dois servidores públicos que se afastaram, para saber se é por serem pré-candidatos ou outros motivos, porém não tivemos respostas. São eles: Mauri Fabiano filiado ao PL e Sérgio Ferreira filiado ao DEM.
OUTROS NOMES COGITADOS
Outras duas servidoras públicas concederam em edições anteriores do jornal, entrevistas destacando que eram pré-candidatas, porém agora no período que tinham de se afastar para poder participar do processo eleitoral, não se afastaram das funções.
Luciana Menguel que atua no setor de fiscalização da Prefeitura de Fartura disse que não será mais pré-candidata, ela é filiada ao DEM.
A professora Lilian Castro Calisto (Lilona) que é filiada ao PSB também não será mais pré-candidata.
- Fartura
- Política