Visando o equilíbrio ambiental no município de Timburi, as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura lançaram o projeto; “Uma criança, uma árvore”, que conta com o apoio da Secretaria da Saúde. Além de trazer melhorias ao ecossistema, a iniciativa visa fomentar a sociedade local a importância da preservação. Além do valor sentimental as famílias em saber que tal espécie de árvore foi plantada em alusão ao nascimento da criança.
Aos pais que aderirem o projeto será disponibilizada uma muda de árvore que será plantada em um local específico e esta árvore receberá o nome da criança. Também será entregue um Certificado de Participação no Projeto: Uma Criança, Uma Árvore. Nesta semana, a pequenina Lorena Antunes Ferreira foi agraciada com esta ação. Os pais Ronaldo e Tatiane acompanharam o plantio da muda de nas imediações do estádio municipal Lúcio Martins Esteves. Eles parabenizaram a iniciativa da Prefeitura de Timburi, através das Secretarias.
QUEM PODE PARTICIPAR? - Qualquer criança recém nascido, os pais poderão solicitar no setor da saúde para participar do projeto. No prazo de 15 dias após a solicitação, as Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente entrarão em contato com os pais para realizar o plantio. “O projeto visa à preservação ambiental e incentivar os moradores dos cuidados com as árvores. Esta criança ao crescer saberá que aquela espécie foi plantada em razão do seu nascimento, desta forma o jovem ou adulto será um cuidador, sem falar da formação de uma nova postura de amor e carinho pela natureza”, relatou o secretário Andrey Rueda.
ESPAÇO ÁRVORE - Outra iniciativa adotada no município recentemente, foi o “Espaço Árvore”, cujo objetivo é abrir as calçadas com uma metragem, compreendendo a largura do espaço árvore 40% e o comprimento, para ter mais infiltração da água da chuva, sem prejudicar a acessibilidade ou passagem dos pedestres. “As vantagens do Espaço Árvore são muitas, como: o aumento da infiltração da água no solo; minimização dos problemas relacionados à impermeabilização do solo; retenção de resíduos e infiltração da água da chuva no solo; aumento da fixação da base da árvore; reabastecimento do lençol freático e do embelezamento da cidade”, comentou o coordenador de agricultura Moacir Ambiel.
A recomendação das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura é que os novos loteamentos também possam implantar estes sistemas nos calçamentos, com a supervisão dos técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Região