Nos dias 19 e 20 de agosto, a “Caravana do Leite”, projeto realizado pela Comissão da Agricultura-CAPADR da Câmara dos Deputados, com a participação da Abraleite e da Embrapa, esteve presente no estado de São Paulo com o propósito de reunir informações e formular propostas para solucionar as dificuldades e obstáculos enfrentados pela cadeia produtiva do leite nacional.
E a Aplefar (Associação dos Produtores de Leite de Fartura e Região) participou dessa iniciativa.
A missão técnica fez uma série de visitações em propriedades produtoras nos municípios de Pirassununga, São Carlos, Itirapina e Pardinho.
“Uma missão importantíssima para recolhermos bons exemplos e sugestões para montarmos o nosso Plano Nacional do Leite. Leite que impacta a vida de todos nós e está em 99% dos municípios do nosso país e emprega, direta e indiretamente, 20 milhões de brasileiros”, disse por meio de uma rede social, a deputada Aline Sleutjes sobre o objetivo e importância da atuação da Caravana que está em sua 3ª etapa.
O presidente da Embrapa, Celso Moretti, o Presidente da Abraleite, Geraldo Borges, e os deputados Aline Sleutjes, Benes Leocádio e Rodrigo Agostinho lideraram as visitas, na Fazenda da Aeronáutica, na Embrapa Pecuária Sudeste, no Sítio Recanto SS (unidade do programa Balde Cheio), na Fazenda Recreio, na Fazenda da Toca, na Fazenda Pardinho e na Central de Coleta de Sêmen Bela Vista, respectivamente.
Participaram da missão diretores e conselheiros da Abraleite do estado de São Paulo, entre eles o presidente da Aplefar, Edson Rodrigues do Amaral, e Luiz Otavio Motta, presidente do Sindicato Rural de Piraju e membro da Aplefar, que estava representando também a Comissão de Pecuária Leiteira da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo - Faesp.
Edson Rodrigues do Amaral salientou a importância da presença da Aplefar nesta missão, mostrando a força da pecuária leiteira da região, e o sucesso do trabalho associativo na conquista de maior competitividade da atividade frente aos desafios do mercado. “Hoje representamos 40 produtores, com uma produção de mais de 40 mil litros diários, e é muito importante conhecer novas realidades, novos modelos produtivos, para que nossa associação permaneça sempre atualizada, e cada vez mais conhecida”, destaca.
Luiz Otavio Motta, que participa do Conselho Técnico da Abraleite, reforçou a necessidade de uma maior participação dos produtores da região nesta Associação. “Nossos produtores precisam ajudar a Abraleite a se tornar cada vez mais forte na luta pelos interesses dos produtores, e contra informações de origem duvidosa que denigrem nossa atividade, desrespeitando este produtor que tanto luta e que tanto contribui para nosso país”, disse.
Ele ainda ressaltou a importância da Federação da Agricultura - Faesp na luta pelos interesses do produtor, através de sua Comissão de Pecuária Leiteira. “Estamos atentos, e em contato direto e frequente com nossa Federação, com a certeza que nossas demandas serão discutidas tecnicamente, sempre defendendo os interesses de nossos produtores”, frisa.
Geraldo Borges presidente da Abraleite disse que: “Nessa missão em São Paulo pudemos ver formas de viabilização da atividade de produção de leite, como a orgânica, a verticalização com agroindústria, a integração Pecuária Floresta-IPF e Lavoura Pecuária Floresta-ILPF, o carbono zero, uma unidade demonstrativa do Programa Balde Cheio e um sistema de ordenha robotizada em sistema de pastejo rotacionado. Também vimos agregação com lácteos artesanais e genética com rebanho registrado e central de sêmen. Conseguimos absorver boas informações e experiências que poderão ser difundidas no sentido de viabilizar pequenos e médios produtores de leite do país”.