Timburi foi contemplada com o selo Município VerdeAzul em 2022. A cidade obteve 90,07 pontos, obtendo 20º lugar no ranking divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, durante a cerimônia no Palácio do Governo, em São Paulo, nesta quarta-feira (24). O programa, criado em 2007, avalia ações relacionadas ao meio ambiente desenvolvidas pelos municípios. O Município VerdeAzul apresenta expressivos resultados na evolução da gestão ambiental do estado de São Paulo, outra conquista importante para Timburi foi de ficar em 1º lugar na Bacia do Alto Paranapanema, em que obteve o troféu Franco Montoro.
Para as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, interlocutoras do Programa Município Verde Azul em Timburi, construir uma cidade cada vez mais sustentável "é uma tarefa de todos nós, poder público, sociedade civil e de cada cidadão, no seu dia a dia. Portanto, a certificação ambiental alcançada representa uma conquista de todo o município que contamos com o apoio incondicional da administração do prefeito Silvio Polo que não mediu esforços para nos atender”, relatou o secretário de meio ambiente – Andrey Rueda.
Com a certificação conquistada o município poderá utilizar a logomarca do Programa Município VerdeAzul e atrair mais empresas que valorizam a responsabilidade ambiental e o compromisso com a sustentabilidade como critério para se instalar. O prefeito Silvinho Polo participou do evento e destaca a importância desta ótima classificação, inédita para Timburi. De 645 municípios, foram certificados apenas 79.
“Se nós atendemos todas as diretivas ambientais, quer dizer que estamos no rumo certo de ter o desenvolvimento sustentável no município, com qualidade de vida para população e com resiliência das mudanças climáticas. Com a obtenção do Selo VerdeAzul, abre a possibilidade de demonstrar que a política adotada no município avançou e conseguimos o reconhecimento máximo no estado, a frente de cidades maiores. É uma alegria imensa para nossa gestão mais esta conquista e quero agradecer nossa equipe das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura”, relata.
Além do prefeito Silvinho Polo estiveram na solenidade o vice Anderson Solé, advogado Murilo Prandini, secretário de Meio Ambiente Andrey Rueda, assessores Paulo Guilherme e Moacir Ambiel.