Proprietário do Restaurante Alecrim ele participava de provas por todo mundo, sendo um esportista exemplar
O avareense Orlando Yamanaka, 60 anos de idade, morreu na última terça-feira (23), quando participava de uma ultramaratona em Mont-Blanc, na França, a montanha mais alta da Europa.
A hipótese mais provável é que ele tenha caído em um buraco durante a noite.
Yamanaka era um respeitado atleta brasileiro nas modalidades de trilhas e montanhas, tendo participado de provas por todo mundo.
No seu Facebook, uma amiga deixou a seguinte mensagem: “Essa é exatamente a imagem que tem que ficar dele. Um sorriso enorme, no lugar que ele mais amava: as montanhas. Meus mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e toda a comunidade Trail. Uma espécie de Guru ou Oráculo das trilhas, sempre tinha aquela informação precisava sobre o percurso, a distância, os dados do GPS, a altimetria. Metódico, um traço marcante e admirável da sua personalidade e descendência Nipónica. Se foi desse mundo ontem, no evento que era a cara dele: A PTL de 300km no UTMB Mont-Blanc. Os povos da montanha têm uma frase: "A Montanha é tão soberana que escolhe quem nela sobe, e também escolhe quem nela fica". Não sabemos os motivos pelos quais a montanha decidiu que o Orlando Yamanaka deveria nela ficar. Que siga sendo um espírito livre a correr sobre ela”.