O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Timburi superou as expectativas. A informação foi divulgada pela Secretária da Educação, através da Elenita Dias que comentou o ótimo desempenho obtido pela escola Gilda Zanforlin dos Reis Thosi, resultado do empenho de toda a equipe pedagógica e do prefeito Paulinho Minozzi. Timburi atinge, mais uma vez, as metas projetadas pelo Ministério da Educação. E, dessa vez, até superou o que o governo federal estipula para o município.
“Em 2018, chegamos ao Ideb em 6,1 e a metas do governo estipulada era de 6,0. Agora obtivemos 6.5, ou seja, atingimos o índice de previsão para o ano de 2021. Esse resultado refletem em uma gestão de qualidade e de planejamento, além do comprometimento e dedicação dos professores, gestores, coordenadores, funcionários, famílias, comunidade e principalmente os alunos. Isso faz com que todos os nossos estudantes recebam uma educação de qualidade e os resultados estão chegando, nos deixando muito felizes”, enfatiza a Secretária da Educação.
O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O índice funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da ‘Prova Brasil’ para escolas e municípios, e do ‘Sistema de Avaliação da Educação Básica’ (Saeb) para os estados e o país, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
- Timburi
- Região