O Município de Sarutaiá superou a meta projetada do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) definida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino e aprendizagem dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Na última terça-feira (15) o município recebeu o boletim informativo com a nota do município e pode verificar um crescimento significativo, pois de 3.8 em 2007 conseguiu atingir a nota de 6.4 no ano de 2019.
O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar na busca de melhorias.
Para tanto, o IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. De acordo com a Diretora da Educação, Elenilda Barrado o desempenho do município é reflexo de um trabalho árduo de uma equipe bastante comprometida e das ações desenvolvidas pela Prefeitura, em conjunto com as equipes gestoras das unidades escolares, o acompanhamento pontual das coordenadoras pedagógicas e o intenso trabalho dos professores.
“Temos trabalhado todos os dias com o propósito de oferecer uma educação de qualidade para nosso município e especialmente para nossos alunos e posso afirmar que a equipe educacional vestiu a camisa e se empenhou diariamente para que esse resultado pudesse ser o melhor. Foi uma tarefa árdua, um trabalho que passou por muitas mãos, em que cada uma contribuiu um pouquinho e no final o sucesso é mérito de todos. Estamos felizes e motivados para oferecer ainda mais aos nossos alunos, afinal o caminho é bastante longo, mas já avançamos muito. O sucesso e reconhecimento são as consequências de um bom trabalho. Aproveito para agradecer aos pais de alunos, professores, gestoras, funcionários e principalmente aos alunos que brilharam” salienta Elenilda.
- Sarutaiá
- Região