A anestesia odontológica local é um procedimento muito eficaz, utilizado com frequência pelo dentista para tratamentos menos e mais invasivos, como remoção de cáries, tratamento de canal, cirurgias e extrações dentárias. A técnica anestésica bem aplicada garante um atendimento mais confortável e livre de dores durante a execução dos procedimentos.
Diferente da anestesia geral, a qual irá sedar o paciente por um período de tempo, na anestesia local uma região (na qual será feito tratamento) tem a perda temporária de sensibilidade, incluindo as dores nessa parte do corpo com o paciente acordado.
Os efeitos colaterais da anestesia local são poucos, o que torna o procedimento muito seguro. A sensação de dormência e até de inchaço é comum, dando a impressão ao anestesiado que o rosto está “enorme”. No entanto, efeitos colaterais indesejados devem ser comunicados ao dentista, para que ele possa orientar e conduzir com segurança caso algo tenha ocorrido.
Como é a anestesia? Para a anestesia acontecer, o profissional irá gotejar uma quantidade de anestésico na região próxima a inervação responsável pelo grupo de dentes e estruturas. O anestésico bloqueia os canais de sódio, impedindo a despolarização neuronal, dessa forma, o impulso que gera a sensação de dor não ocorre, porque não é levado o impulso ao sistema nervoso.
Além disso, existem diferenças entre os diferentes sais anestésicos, alguns têm duração de efeito menor, sendo assim, melhor indicado para procedimentos mais rápidos, outro com efeito anestésico por maior tempo, são aplicados em procedimentos de mais longa duração. Para a escolha do anestésico também é levado em consideração a saúde sistêmica do paciente, podendo serem escolhidos por exemplo anestésicos sem associação com vasoconstritores em caso de hipertensos ou anestésicos mais seguros em situação especiais, como em caso de atendimento odontológico durante a gestação.
Os medos e receios quanto a anestesia odontológica podem ser resolvidos de forma mais fácil e segura com a conversa com um cirurgião-dentista. Apesar de ser um procedimento muito seguro, a conversa com o profissional antes desse procedimento é bastante eficaz para tirar as dúvidas e controlar a ansiedade, tornando o atendimento muito mais confortável.
- Fartura
- Colunas