O município de Taguaí através da coordenadoria de saúde recebeu na quinta-feira (2) o Prêmio TCESP-ODS – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Observatório do Futuro (OF) do tribunal de contas do estado lançou o Prêmio TCESP-ODS, concurso de boas práticas desenvolvidas para o enfrentamento da Covid-19 no âmbito da gestão pública com o objetivo de destacar a importância da superação das crises desencadeadas pela covid-19.
Taguaí foi premiada pela prática “Reorganização da Atenção Básica em tempos de Pandemia”, o município mesmo no período mais crítico da pandemia, manteve com segurança os atendimentos de rotina, dando continuidade no cuidado continuado de pacientes com condições crônicas (hipertensos, diabéticos, gestantes, entre outros) e com medidas de prevenção como vacinação, exames de rotina, papanicolaou, etc.
Segundo a coordenadora da Saúde de Taguaí, Renata Bergamo Pires, essas ações evitaram que a população adoecesse por outras doenças. “Manter os atendimentos dos grupos com doenças crônicas não transmissíveis e sintomáticos respiratórios demandou planejamento da gestão e organização das equipes de saúde em um pequeno intervalo de tempo”, ressaltou.
Outra ação desenvolvida foi na parte de alimentação saudável com as hortas nas unidades de saúde auxiliando no complemento nutricional da população da área de abrangência, especialmente algumas famílias com maior vulnerabilidade.
Estiveram presentes na premiação a equipe gestora da saúde formada por Renata Bergamo Pires (coordenadora da Saúde), Giovana Cadamuro Rocha de Andrade (coordenadora da Atenção Básica) e Maria Gabriella Galdino (coordenadora suplente), como também o prefeito Edinho fundão.
O prefeito reconhece e parabeniza o trabalho e dedicação de todas as equipes de saúde durante a pandemia. “Esse prêmio é o retorno do trabalho incansável de todos os profissionais de saúde que acreditam na qualidade de atendimento do SUS para melhor atender a população”, finaliza.