O prefeito de Sarutaiá - Isnar Freschi participou na última segunda-feira (29) de uma reunião na Secretaria Estadual da Educação em São Paulo, na pauta alguns convênios com o estado, bem como a construção do prédio da Creche Escola. A equipe da Secretaria Executiva da Educação, técnicos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE e assessora de gabinete do vice-governador Rodrigo Garcia participaram da reunião. “Com a pandemia houve reajuste nos preços para construção do prédio, a Secretaria teve que fazer uma nova planilha com os preços atuais e este procedimento levou um tempo, até porque o estado teve que liberar mais investimentos para construção da estrutura”, comentou a secretária executiva da Secretaria da Educação – Renilda Peres de Lima.
A equipe de projetos do FDE informou o prefeito que até março de 2022 iniciam as edificações do prédio da nova escola do ensino infantil. “Estamos finalizando alguns detalhes do projeto e a Prefeitura poderá contar com um prédio moderno, seguro, com salas apropriadas para os menores. As obras serão de responsabilidade do estado para execução e fiscalização dos cronogramas estabelecidos no projeto e queremos no início do ano que vem começar a preparação do solo e a fundação do alicerce”, salientou.
A nova creche atenderá crianças de 0 a 5 anos e terá capacidade para 150 alunos. “Creche é fundamental. Criança pequena tem de ter atenção 24 horas para garantir sua saúde, alimentação correta, hora de dormir, higiene. E vai melhorar o seu aprendizado depois, no ensino fundamental e médio. O vice-governador Rodrigo Garcia esta dando todo o respaldo para que Sarutaiá possa receber esta unidade de ensino e estaremos auxiliando o Isnar no que for preciso”, disse Silvia Meira assessora de gabinete do vice-governador Rodrigo Garcia.
O programa propõe três modelos de creche, que foram projetados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), com a finalidade de minimizar os custos de construção e manutenção do prédio. São edifícios térreos, com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, entre outros. Haverá também uma sala de uso múltiplo, equipada com computadores para iniciar as crianças na linguagem digital. O prédio deve atender aos padrões de acessibilidade previstos na legislação, bem como às exigências de sustentabilidade. Os projetos adotam aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia. A capacidade de atendimento varia de 150 crianças, de acordo com a faixa etária.
Isnar agradeceu a atenção da equipe técnica da Secretaria da Educação, FDE e assessora do vice-governador. “A parceria entre o Estado e municípios é fundamental para o desenvolvimento. Entendo que nós não podemos poupar esforços para investir na educação de qualidade tanto para crianças como aos jovens. Aproveito a ocasião para agradecer o vice-governador Rodrigo Garcia, através da sua assessora e chefe de gabinete, Silvia que se empenhou neste pleito e na agenda da reunião com as lideranças da educação do estado e ao secretário da pasta Rossieli Soares”, enfatiza.
A nova creche será construída na área próxima do prédio da EMEI – Margarida Alher de Góes.
Fonte: COMUNIC